Jogadores portugueses na Europa
A poucas semanas do início da nova temporada e depois de focarmos atenções sobre os treinadores lusos espalhados pelo Mundo, debruçamo-nos nos jogadores que vão atuar no estrangeiro na próxima temporada, mais concretamente na Europa.
Competições
8 SET 2019
Entre os vários atletas que estão espalhados pelo Velho Continente, seis vão jogar em Espanha seguindo-se o Reino Unido que acolhe cinco portugueses.
Na ala masculina, Jeremiah Wilson mudou-se da Pro B francesa, onde representava o Nantes, para o principal escalão do basquetebol italiano para representar o Acqua S.Bernardo Pallacanestro Cantù da Legabasket.
Miguel Maria Cardoso regressa ao estrangeiro estreando-se nas competições espanholas ao serviço do CB Almansa da LEB Oro. A Liga EBA vai receber Gonçalo Tavares, que jogará no CB Chantada, enquanto Bruno Fernando se transferiu para o UPB Gandia.
No que diz respeito ao feminino o contingente luso é bastante mais alargado e diversificado.
Sofia da Silva continua a carreira na Bélgica ao serviço do Namur Capitale, assim como Lavínia e Vanessa da Silva que permanecem ao serviço das mesmas formações na WBBL britânica, os BA London Lions e as Sevenoaks Suns, respetivamente. Luiana Livulo também continua em Inglaterra ao serviço das Sheffield Hatters.
Ainda no Reino Unido destaca-se o ingresso de Simone Costa (Nottingham Wildcats) na WBBL, naquela que será a primeira experiência da portuguesa enquanto atleta profissional.
Maria João Correia continua a carreira no principal escalão do basquetebol espanhol (Liga DIA), pese embora tenha reforçado o recém-promovido CBD Clarinos Ciudad de Los Adelantados depois de uma temporada fantástica no Valencia Basket.
Terminado o percurso académico na Universidade de South Florida, Laura Ferreira assinou com o Nissan Al-Qazeres Extremadura (Liga DIA), formação que é orientada pelo Selecionador Nacional, Ricardo Vasconcelos.
No segundo escalão do basquetebol feminino espanhol (Liga Femenina 2) surge Emília Ferreira que vai vestir a camisola do Sinergia Real Canoe.
Tal como Laura Ferreira e Simone Costa, também a internacional portuguesa Maria Kostourkova vai iniciar a carreira profissional, desta feita ao serviço das bicampeãs eslovenas do ZKK Cinkarna Celje.
Vânia Sousa prossegue ao serviço do Boras Basket da Suécia e Márcia Carvalho trocou o SL Benfica pelo MSP Rheinstars Bergische Loewen, da Bundesliga 2. alemã.
Na Suíça, importa realçar que a campeã nacional Inês Viana vai ter pela frente a primeira experiência no estrangeiro, já que é reforço do bicampeão suíço, BCF Elfic Fribourg Basket (SBL).