GDD Alcoitão vence novamente a APD Lisboa e assegura quinto lugar da tabela

No Campeonato Nacional de basquetebol em cadeira de rodas, o GDD Alcoitão venceu novamente a APD Lisboa (61-45) e assegurou o quinto lugar da tabela.

Atletas | Competições | Juízes | Treinadores
1 ABR 2019

 

Para a semana tomam lugar os primeiros encontros do Playoff, que opõem APD Paredes à APD Braga e APD Leiria ao Sporting CP/APD Sintra.

 

Nota: Foto de Ana Morais

 

 

GDD Alcoitão 61-45 APD Lisboa

Ao contrário do primeiro encontro, disputado até aos últimos segundos, a segunda partida relativa ao Play-Out do Campeonato Nacional não trouxe o mesmo suspense, muito por culpa da sóbria exibição coletiva dos cascalenses, de regresso à sua melhor versão. Nem mesmo o contratempo inicial do capitão Hugo Maia (2.5), cujo cinto pélvico (essencial à estabilidade do atleta na cadeira de competição) se soltou e motivou a ausência do terreno de jogo durante cerca de 4 a 5 minutos, fez perder o norte ao conjunto local, que manteve os índices de concentração e se revelou fiel ao plano gizado pelo técnico Fernando Lemos. A defesa compacta, reservando uma atenção especial sobre o atirador lisboeta, Ângelo Pereira (2.5), deu frutos, uma vez que obrigou o jovem internacional português a vários lançamentos forçados (ainda assim, melhor marcador do encontro com 23 pts), e o ataque fluído, a furar com relativa facilidade a pressão a campo inteiro da formação da capital e a primar pela boa circulação de bola, emergiram como fatores-chave para um triunfo moralizador. A supremacia do GDD Alcoitão foi inquestionável e, mesmo após iniciada a rotação do banco dos anfitriões, nunca a APD Lisboa se aproximou o suficiente para deixar em estado de alerta o rival. Termina o campeonato para ambas as equipas, com sabor agridoce para os cascalenses, quartos na fase regular, mas derrotados na qualificação intermédia para o playoff contra a APD Paredes, enquanto a APD Lisboa ficou na última posição, sem qualquer triunfo, apesar de evidenciar melhorias e uma franca margem de progressão, reconhecida consensualmente na comunidade do BCR nacional. Parciais: 17-11 / 15-06 / 18-8 / 11-20 Melhores marcadores – GDD Alcoitão: #15 Hugo Maia 22 pts, #11 Mário Silva 9 pts, #7 Rui Nascimento 9 pts; APD Lisboa: #8 Ângelo Pereira 23 pts, #10 Bruno Lopes 11 pts

 

Próximos jogos

06/04 – Playoff

APD Paredes vs. APD Braga, 21h, Pavilhão Municipal de Lousada

APD Leiria vs. Sporting CP/APD Sintra, 15h, Pavilhão Municipal de Maceira

 

2ª Divisão

06/04

Basket Clube de Gaia vs. APD Lisboa B, 11h, Pavilhão Dr. Manuel Ramos, VN Gaia

APD Lisboa B vs. CD “Os Especiais”, 17h, Pavilhão Dr. Manuel Ramos, VN Gaia

07/04

Basket Clube de Gaia vs. CD “Os Especiais”, 11h, Pavilhão Dr. Manuel Ramos, VN Gaia

 

 

Atletas | Competições | Juízes | Treinadores
1 ABR 2019

Mais Notícias