Ser ou não Ser Campeão Eis a Final
A caminhada até à final foi longa e dura. Sangalhos e Sampaense foram ultrapassando os obstáculos que se lhes depararam com maior ou menor dificuldade e, neste momento, a questão que se coloca a ambos é: Ser ou não ser campeão do I Campeonato da Proliga.
Competições
3 JUN 2004
A pergunta não ficará sem resposta que começará a ser dada já a partir do próximo fim-de-semana. A resposta será dada dentro de campo, jogo a jogo, à melhor de cinco, já a partir deste fim-de-semana.
A primeira bola ao ar desta final será pelas 17 horas de Sábado, dia 5 de Junho, no Pavilhão Serafim Marques, em São Paio de Gramaços. No dia seguinte, à mesma hora e no mesmo local, joga-se a segunda partida. No fim-de-semana seguinte, as emoções mudam-se para Sangalhos onde se jogarão o 3º (12.05 21:30 hrs.) e, se necessário, o 4º jogo (13.05 18 hrs). E se 4 jogos não chegarem para entregar as faixas, o 5º e decisivo jogo será no dia 20, às 16 horas, em São Paio de Gramaços. O Sampaense tem demonstrado bastante consistência ao longo de toda a época, tendo vencido a Fase Regular, onde poucas vezes vacilou cedendo apenas 5 derrotas em 28 partidas. Nos playoff eliminou com relativa facilidade o Esgueira na primeira eliminatória encontrando, na meia-final, a aguerrida equipa do Basket de Almada. Depois de vencer o primeiro jogo em casa, permitiu o empate no segundo jogo. Apesar do susto, confirmou o favoritismo e venceu com clareza o terceiro e decisivo jogo. O Sangalhos, terceiro classificado na Fase Regular, tem feito um trajecto ascendente que culmina com a presença na final, depois de eliminar a Académica na meia-final e a Física na 1ª eliminatória, ambas em apenas 2 jogos. Mas a grande proeza da equipa foi a presença na Final 8 da Taça de Portugal às custas de uma equipa da Liga Profissional (Lusitânia) já depois de ter deixado pelo caminho o Sampaense.Durante a época as equipas defrontaram-se por 3 vezes, duas na Fase regular e uma na Taça de Portugal. Durante a Fase Regular, o Sampaense recebeu os bairradinos logo à 5ª jornada, sendo derrotado por 85-79. No entanto, à 20ª jornada, devolveram a derrota caseira ao Sangalhos (66-73). A vitória mais saborosa terá sido para a equipa da Bairrada que, no seu caminho para a Final 8, encontraram os sampaenses em casa vencendo por 75-69, naquela que até agora foi a única vitória do visitado nos jogos da época entre as duas equipas.E agora como será?