Ensinar a fintar, ensinar a decidir (I)
Depois de termos exposto, no Jornalinho de Minibásquete e no último artigo editado no portal um conjunto de exercícios que ao longo dos anos temos apresentado nas acções de formação dirigidas ao ensino dos fundamentos, neste artigo vamos dar início a um conjunto de exercícios que temos utilizado nas acções de formação sobre o ensino do jogo.
14 FEV 2005
A grande diferença entre o ensino dos fundamentos e o ensino do jogo reside no facto de ensinar a jogar é na sua essência ensinar a tomar decisões. Na realidade uma das dificuldades mais sentidas por quem se inicia no ensino do minibásquete está na escolha de exercícios que melhor sirvam à aprendizagem das técnicas base em função da sua aplicação ao jogo.Todos os exercícios, para ensinar o jogo, devem prever situações do mais simples para situações mais complexas, em que as crianças são obrigadas a tomar decisões. A nossa proposta de hoje é um exercício de organização extremamente simples em que quem decide é o praticante com bola. 1×1 Fintas e decidesDisposição inicialColocar duas colunas uma voltada para a outra sobre a linha média do campo com o primeiro elemento de cada coluna dentro do círculo central.Numa das colunas todos os jogadores tem bola e na coluna em frente não tem bola. Sequência do exercícioO jogador da coluna com bolas que está dentro do círculo central tenta fintar o jogador que está à sua frente decidindo se quer atacar e lançar na tabela do seu lado direito ou do lado esquerdo. Quem decide é quem tem a bola e o jogador sem bola uma vez tomada a decisão defende o atacante. Após lançamento os jogadores trocam de colunas e o defensor passa a atacante e vice-versa.Regrasa. O atacante está com a bola nas mãos sem ser em drible. Depois de iniciar o drible num sentido não pode mudar de direcção para o cesto contrário.b. Quando a mecânica do exercício estiver assimilada o atacante antes de tomar a decisão tem de observar qual a tabela é que está livre. Se estão as duas pode ir para qualquer dos lados se só está uma tem de esperar até que ambas estejam livres ou obrigatoriamente ir para a tabela que está livre.JustificaçãoNesta forma simplificada de ensinar as fintas e o 1×1 pretendemos dar espaço e clara vantagem ao atacante. A tomada de decisão para que lado ataca é da criança. Nos próximos números explicaremos de que forma o treinador pode enriquecer a sua intervenção durante este exercício. António San Payo Araújo