MELHOR DESEMPENHO MAS NOVO RESULTADO NEGATIVO

Os sub-16 portugueses averbaram nova derrota no Torneio Internacional de Sevilha, desta vez frente à equipa do Adecco Estudiantes, com o resultado final de 88-71.

Competições | FPB | Seleções
22 SET 2005

Isto significa que foram relegados para o 4º e último lugar da prova. Os madrilistas, que a exemplo do Caja San Fernando contam nas suas fileiras com três jogadores da Selecção Espanhola, foram mais consistentes ao longo de todo o encontro, evidenciando um leque de soluções ímpar, quer ao nível do jogo interior, quer nas posições exteriores. Carlos Maganinho, treinador adjunto e actualmente a desempenhar o papel de residente do CNT Porto, disse-nos que “a participação neste torneio permite-nos concluir que para atingirmos o nível pretendido para disputar a divisão A é obrigatório fortalecer o compromisso de trabalho na preparação deste grupo, esperando da parte dos jogadores comportamento idêntico”. Quanto aos resultados propriamente ditos, o técnico adiantou que “criámos demasiadas expectativas, tendo em conta o bom desempenho individual e colectivo no estágio que precedeu o torneio, e estamos naturalmente desiludidos. A meio do ciclo de preparação, era suposto não revelarmos tantas dificuldades, nomeadamente na defesa, bloqueio e ressalto defensivo.” A equipa regressa hoje, tendo a maioria encontro marcado já no próximo Domingo, para a primeira semana de trabalho no CNT Porto. Nos detalhes está disponível a estatística e outras informações.

– Classificação Final1º – Selecção Argentina Capital Federal2º – Caja San Fernando3º – Adecco Estudiantes4º – PORTUGALMelhor jogador: Nahuel Rodriguez (Argentina)Melhor marcador: Nahuel Rodriguez (Argentina) – Rui Alves participou em mesa redondaA organização do torneio promoveu uma mesa redonda com os treinadores das equipas participantes com o objectivo de partilharem experiências e ideias. O treinador português seleccionou-nos alguns dados sobre as diferentes realidades reveladas pelos seus congéneres: – Na capital federal da Argentina (região de Buenos Aires) existem cerca de 160 clubes de minibasquete; – o campeonato de juvenis (correspondente ao nosso segundo ano de cadetes e primeiro de juniores-B) dessa região tem 14 divisões, com cerca de 20 equipas cada; – os clubes de maior projecção (como o River Plate ou o Boca Juniors) têm a sua própria escola, onde os jovens jogadores facilmente conciliam os estudos e a prática desportiva de alto rendimento; – o Caja San Fernando tem todos os seus jogadores a estudar no mesmo colégio sevilhano sob atenta supervisão de um tutor do clube, ou seja, um Centro de Treino. A geração de sonho que possuem começou a ser construída à mais de 4 anos, tendo já sido vice-campeã nacional de infantis, e à qual se têm juntado reforços provenientes de outras províncias de Espanha; – a realidade das “canteras” dos clubes da Liga ACB são distintas dos restantes clubes, não só pelas condições oferecidas mas também por toda a envolvência social.Estatísticas.

Competições | FPB | Seleções
22 SET 2005

Mais Notícias