Illiabum Clube e FC Porto defrontam-se este sábado (15h, RTP2)

Illiabum Clube e FC Porto protagonizam um duelo com história no basquetebol nacional este sábado, a partir das 15 horas (transmissão na RTP2), em Íhavo.

Atletas | Competições | Juízes | Treinadores
13 DEZ 2019

 

Augusto Sobrinho e Sasa Borovnjak, figuras importantes na manobra de cada uma das equipas, projetaram para a FPB este jogo da 12.ª jornada da Liga Placard.

Augusto Sobrinho – Illiabum Clube

Quais sao as maiores qualidades do FC Porto?

As maiores qualidades do FC Porto são a intensidade defensiva e a sua organização ofensiva. É uma equipa muito disciplinada em ambos os aspectos do jogo e que explora  muito bem os seus pontos fortes, onde apresenta maior vantagem. Para além disso, é uma equipa profunda, o que lhe permite rodar os atletas de forma a jogar sempre com alta intensidade.

 

Em que aspetos o Illiabum terá de ser superior?

O Illiabum, esta época, já mostrou ser uma equipa capaz do melhor e do pior. Somos uma equipa relativamente jovem que ainda está a ganhar rotinas e a aprender a explorar os nossos pontos mais fortes. Sinto que a equipa ainda tem uma margem de progressão muito grande e quando todos jogamos com o foco, intensidade e concentração que nos é pedida, apresentamos um bom nível de basquetebol. O problema é que ainda nos está a faltar alguma consistência e maturidade para manter esse bom nível mais vezes. Contra o FC Porto teremos de estar muito concentrados na nossa estratégia ofensiva e com um nível de intensidade muito elevada.

 

O Illiabum vem de um triunfo em Oliveira de Azeméis, após seis derrotas consecutivas. Esta foi a vitória mais moralizadora possível?

Quando uma equipa vem de seis derrotas consecutivas, qualquer vitória é moralizadora. Obviamente que quando se ganha contra uma equipa como a Oliveirense, é sempre mais moralizador, uma vez que estamos a falar da equipa bicampeã nacional. Mas como referi anteriormente, quando conseguimos jogar de forma concentrada, organizada e intensa, somos uma equipa capaz de competir e vencer qualquer equipa deste campeonato.

 

Sentes que esta é a Liga mais difícil dos últimos anos?

Sim, sem dúvida. Fatores como o aumento do número de estrangeiros para cinco, a entrada do Sporting na Liga e a despromoção de quatro equipas está a tornar a presente época numa das mais competitivas dos últimos anos.

 

Sasa Borovnjak – FC Porto

Quais são as maiores qualidades do Illiabum Clube?

O Illiabum trata-se de uma formação com boa química. Tem bons jogadores nacionais e novos atletas estrangeiros que se adaptaram da melhor forma ao sistema da equipa. O aspeto físico e a agressividade são as suas maiores qualidades.

 

Em que aspetos o FC Porto terá de ser superior para ganhar em Ílhavo?

Temos que estar concentrados desde início, igualar a agressividade do adversário e jogar de forma intensa toda a partida. 

 

A derrota frente ao Sporting, a primeira na Liga, pode ter influência neste jogo?

O último jogo ficou para trás e não vai ter influência. Estamos a fazer tudo para nos preparar da melhor forma possível. Se executarmos bem o plano definido, teremos resultados.

 

Pensas que esta é a Liga mais difícil dos últimos anos?

Esta temporada há 14 equipas e possibilidade de cada plantel ter cinco jogadores estrangeiros aumentou a qualidade da Liga. A competição está mais equilibrada e vai ser interessante ver que equipas alcançarão os Playoffs.

 

 

Atletas | Competições | Juízes | Treinadores
13 DEZ 2019

Mais Notícias