Portugueses lá fora

Na rubrica dos “Portugueses lá fora” no basquetebol em cadeira de rodas, destaque para Pedro Bártolo, Luís Domingos, José Miguel Gonçalves e Helder da Silva, que estão no topo da 2.ª Liga espanhola.

Atletas | Competições | Treinadores
19 DEZ 2019

As formações do Basketmi Ferrol – dos três primeiros – e do Servigest Burgos – do último – não vacilaram nos seus compromissos em casa perante o Joventut Badalona – 60-54 – e o UCAM Murcia – 52-33. Em França, na Nationale A, o CS Meaux de Christophe da Silva retomou as vitórias contra o Gennevilliers com o resultado de 27-63. Na Série A, em Itália, o Santa Lucia Basket, casa de Ismael de Sousa, bateu Bergamo por 69-59.

 

Nota: Fotos do Basketmi Ferrol

Espanha – Primera División (2.º escalão)

Basketmi Ferrol 60-54 CAI Zaragoza

O conjunto mais português de Espanha cumpriu a missão de superar um dos adversários da parte inferior da tabela, ainda que não sem alguma insegurança. Acusando a menor pressão associada ao encontro, os comandados do polaco – também jogador – Karol Szulc tornaram difícil o que parecia fácil e só nos minutos derradeiros se revelaram capazes de pôr termo à esperança dos visitantes. Pedro Bártolo (2.5) esteve muito aquém do exigido no lançamento exterior, Luís Domingos (2.5), apesar da exibição discreta, foi o melhor dos portugueses, enquanto a entrada de José Miguel Gonçalves (3.0) até trouxe clarividência e acentuou a tónica do jogo no coletivo, mas a aposta no ex-APD Braga teve vida curta, retomando-se a fórmula do cinco inicial volvidos apenas cinco minutos.

Parciais: 16-13 / 17-12 / 14-16 / 13-13

Pedro Bártolo: 10 pts (5/14 2 pts, 0/1 3 pts, 2 ressaltos, 4 assistências)

Luís Domingos: 25 minutos, 4 pts (2/4 2 pts), 2 ressaltos

José Miguel Gonçalves: 5 minutos, 1 ponto (1/2 LL), 1 ressalto

 

Servigest Burgos 52-33 UCAM Murcia BSR

A par do Basketmi Ferrol e do Getafe BSR, surge na liderança o Servigest Burgos, que demonstrou todo o seu poderio no despique com o UCAM Murcia, emblema que averbou a quarta derrota consecutiva e vê cada vez mais distante o objetivo de se colar ao trio da frente.

Parciais: 18-9 / 10-11 / 18-4 / 6-9

Helder da Silva: 13 minutos, 2 pts (1/3 2 pts, 0/1 3 pts) 2 ressaltos, 5 assistências

 

França – Nationale A

Gennevilliers 27-63 CS Meaux

Num encontro teoricamente acessível, diante da única equipa sem vitórias na Nationale A, o CS Meaux não desiludiu e reencontrou-se com o êxito. Contudo, a formação dos arredores de Paris, sempre candidata ao pódio, ocupa o sétimo posto.

Christophe da Silva: 8 pontos (4/6 2 pts), 1 ressalto

 

Itália – Série A

Santa Lucia Basket 69-59 Bergamo

De parcos recursos, mas dotada de uma invejável organização coletiva e competência no jogo interior, os romanos precaveram-se de serem vítimas de uma surpresa, uma vez que Bergamo traz na bagagem esta época a vitória em Giulianova, e amealharam mais dois pontos. O conjunto de Ismael de Sousa, que jogou apenas um minuto, fecha o pódio na classificação atrás de Cantù e do líder Santo Stefano.

 

Atletas | Competições | Treinadores
19 DEZ 2019

Mais Notícias