Maia Basket e UD Oliveirense “dizem olá” ao novo ano

Maia Basket Clube e UD Oliveirense protagonizam um dos duelos de sábado da Liga Placard, na primeira jornada de 2020.

Atletas | Competições | Juízes | Treinadores
3 JAN 2020

João Torrie, a alinhar no emblema maiato, e João Balseiro, a atuar no campeão nacional, anteviram este encontro (para ver na RTP2, 16h30) para a FPB.

João Torrie – Maia Basket Clube
Foram umas das equipas que subiu de divisão e que tem vindo a fazer uma boa campanha na Liga Placard, vendendo caras as derrotas com equipas que estão acima na tabela classificativa, como foi o caso da deslocação a Oliveira de Azeméis (74-63), na primeira volta. De que forma podem afinar a estratégia para fazer frente aos bicampeões nacionais?
Temos a responsabilidade de encarar o jogo da mesma forma, sabendo que é uma altura da época mais avançada, onde as equipas estão noutro momento de forma. Vamos respeitar a Oliveirense. É uma formação com bastante qualidade que quebrou a hegemonia existente na nossa Liga, tornando-se bicampeã em título.
 
O Maia Basket Clube tem um dos plantéis mais jovens da Liga. Sendo um dos elementos com mais experiência, nomeadamente no campeonato português, que papel desempenhas (dentro e fora de campo) relativamente à juventude e ao contingente de norte-americanos?
Uso os conhecimentos e a experiência que tenho para liderar pelo exemplo, ajudando os meus colegas e tentando perceber as necessidades deles e, ao mesmo tempo, aprender com eles. O papel dos jogadores mais experientes também é importante para criar fluidez na comunicação entre todos e equilíbrio dentro da equipa.
 
No capítulo individual, esta é a tua primeira experiência na formação maiata onde, por duas vezes, já foste nomeado o MVP Nacional. Como tens encarado esta temporada? Quais são principais desejos para 2020?
Estou muito grato ao Maia Basket pela oportunidade que me deu, permitindo-me fazer o que mais gosto. Após uma época menos bem conseguida, decidi investir mais em mim para ter resultados diferentes. O foco nesta época passa por fazermos os possíveis para entrar nos playoffs. Desejo que os jogadores portugueses e a modalidade tenham estrutura para crescer. Também desejo que clubes históricos e formadores tenham condições para criar talentos jovens e que tudo isso contribua para o desenvolvimento do nosso basquetebol.
 
 
João Balseiro – UD Oliveirense
A UD Oliveirense encerrou 2019 e abriu a 2.ª volta da Liga Placard com um triunfo perentório diante dos seus adeptos, perante um eterno rival. Foi o tónico necessário para começar da melhor forma 2020?
Acabámos 2019 com uma boa vitoria e queremos começar 2020 da mesma forma. Estamos a trabalhar bem e queremos continuar. Mas ainda temos muito que melhorar e trabalhar para conseguir atingir os nossos objetivos.
 
O Maia Basket Clube tem sido uma das boas surpresas do campeonato e na visita ao Dr. Salvador Machado obrigou-vos a “puxar dos galões” na reta final do jogo. O que podemos esperar da formação maiata?
O Maia Basket tem boa equipa, treinador muito experiente, bons americanos e bons miúdos. Respeitamos o adversário e vamos dar tudo por tudo para trazer uma vitoria da Maia e começar o ano da melhor maneira.
 
É a tua terceira temporada na Oliveirense, depois de dois anos em que pouco ou nada vos faltou conquistar. Quais são os objetivos do ponto de vista coletivo e individual para 2020?
É a minha terceira temporada e espero que venham muitas mais a ganhar títulos ao serviço deste grande clube.  Os objetivos, a nivel individual, passam por ajudar a equipa a atingir os seus objetivos.  Nunca liguei muito a estatísticas individuais,  prefiro pensar como equipa e ajudar os meus colegas e staff a melhorar todos os dias, para que no fim consigamos alcançar os objetivos da equipa.

 

Atletas | Competições | Juízes | Treinadores
3 JAN 2020

Mais Notícias