Basquetebol em cadeira de rodas chega a Vagos

O basquetebol em cadeira de rodas chegou à zona Centro do país através da AD Vagos, que este ano arrancou com uma equipa, promovendo de forma inédita esta modalidade nesta região.

Competições
13 JAN 2020

Inserida no Campeonato Nacional da 2.ª Divisão, a AD Vagos Núcleo inicia os seus passos (rodadas), no BCR nacional, no dia 19 de janeiro, com uma jornada concentrada onde estarão também representadas as equipas da APD Sintra B, atual campeã nacional da 2.ª Divisão, Basquetebol Clube de Gaia, que conta com três internacionais lusos Sub22, APD Lisboa B.

 

Ao longo do dia desenrolar-se-ão quatro jogos – dois no período da manhã e dois na parte da tarde – disputados no Municipal de Vagos. Segue a grelha de jogos:

 

11h30 – APD Sintra B vs. AD Vagos Núcleo

14h15 – APD Lisboa B vs. BC Gaia

16h00 – APD Lisboa B vs. AD Vagos Núcleo

17h45 – BC Gaia vs. APS Sintra B

 

A AD Vagos pretende, com este novo arranque, levar ao conhecimento de todos a modalidade rainha paralímpica, ou seja, o BCR, a uma zona do país onde se vive e respira basquetebol.

 

Por isso, a envolvência de todos é fundamental e necessária, uma vez que falamos de um desporto rico em trabalho tático e físico, mas também um desporto dispendioso, que acarreta despesas avultadas, como por exemplo uma cadeira para a prática da modalidade custar cerca de 3.000,00 euros (valor médio).

 

Se a isto juntarmos toda a logística, como transporte, alojamento, alimentação, estamos a falar de verbas altas, mas necessárias, não só para que o cidadão com deficiência tenha direito ao pleno direito da prática desportiva, mas também para que tenha acesso a uma melhor qualidade de vida e total independência.

 

A importância desta modalidade reveste-se de tal forma que a modalidade está envolvida e inserida totalmente, de há uns anos para cá, na Federação Portuguesa de Basquetebol, com jogos a serem transmitidos com regularidade na FPBtv, assim como a participação, quer da Seleção Sénior em Campeonatos da Europa da modalidade, quer da Seleção de Sub22 nos Jogos Europeus da Juventude.

 

Para esta jornada de concentração, o evento contará ainda com a presença de um árbitro internacional de basquetebol em cadeira de rodas, da IWBF (International Wheelchair Basketball Federation), assim como Classificadores Nacionais onde os jogadores serão submetidos a uma classificação funcional, em que será atribuída a cada jogador uma classificação que vai de 1.0p a 4.5p.

 

Isto influencia de tal forma o jogo que a classificação total permitida em jogo na 2.ª Divisão é de 15.5p, o que prevê um maior equilíbrio entre as equipas, colocando o desporto de todos e para todos.

 

Estão por isso lançados todos os dados necessários para um bom arranque da modalidade em Vagos e em toda a Região Centro. Lançamos ainda o desafio a todos para que possam ler ou ouvir esta mensagem, que se juntem ao clube.

 

É necessário todo o apoio possível para que a curto prazo se dê o salto para a 1.ª Divisão, ajudando a evoluir o BCR na região. Compareçam no Municipal de Vagos no dia 19!

Competições
13 JAN 2020

Mais Notícias