Maia Basket Clube, AD Sanjoanense, CDEFF/VMT Madeira e Imortal BC/Tcars ocupam a dianteira
Maia Basket Clube, AD Sanjoanense, CDEFF/VMT Madeira e Imortal BC/Tcars ocupam a dianteira do Nacional da 1.ª Divisão Feminina. Na série Norte B, a formação de São João da Madeira comanda provisoriamente, já que do embate entre SC Vasco da Gama e o GiCA/ATZ sairá o líder isolado. A sul, na série A, o CDEFF/VMT Madeira consumou em triunfos os encontros em atraso para assumir a solo o topo da tabela.
Competições
26 FEV 2020
Norte A
O Maia Basket Clube recebeu e venceu o SC Braga por 77-69, prolongando o pecúlio imaculado, que se cifra agora em 13 vitórias em 13 jogos. Num dos duelos mais aguardados, o Basquete de Barcelos ditou leis face à Juvemaia-ACDC – 69-49 – e ocupa agora o segundo posto com os mesmos pontos do rival desta jornada, mas com um jogo a menos. Na parte inferior da tabela, o embate entre as duas formações que somavam apenas um triunfo viu o Fg Campo Sobrado/TOG impor-se em casa ao GDB Leça, por 57-51.
Norte B
A AD Sanjoanense ultrapassou sem sobressaltos os Salesianos/VSL Produções por 81-22 e ocupa, provisoriamente, o primeiro lugar da tabela, que será reavido pelo GiCA/ATZ ou pelo SC Vasco da Gama, protagonistas do jogo grande da jornada, adiado devido às más condições do piso. A ASSSCC fez valer o fator casa na receção ao NDA Pombal, cuja réplica superou sem dificuldade por 75-67, e distanciou-se do GD Bolacesto, vergado pelo GD Gafanha por 45-53. Por sua vez, a FrikingPort/AD Vagos levou de vencida o Basquetebol Condeixa por 62-58 e encurtou distâncias para o emblema gaiense.
Sul A
O CDEFF/VMT Madeira não desperdiçou a oportunidade de saltar para o comando da série e contou por vitórias os jogos realizados no fim de semana. Primeiro, perante um rival direto, as madeirenses anularam a réplica do GDEMAM/Novacigás, atual segundo classificado, por 61-40, seguindo-se o teste com o Stella Maris/Xadeca, passado com distinção – 34-75 -, que disputou igualmente um encontro prévio frente ao Nacional Natação, onde reclamou os dois pontos graças ao resultado favorável de 46-40. A jogar em casa, o Belenenses confirmou o favoritismo diante do Fayal Sport Club, último na tabela, por 58-38, enquanto o Alenquer BC, também em concordância com a classificação, levou a melhor sobre a Física de Torres Vedras por 54-42.
Sul B
O Imortal BC/Tcars averbou a sua 11.ª vitória em outros tantos jogos, frente ao CDOM, por 88-41, e preservou deste modo o estatuto invicto, que partilha com Maia Basket Clube e CDEFF/VMT Madeira no escalão, além de alargar a sua vantagem sobre o segundo classificado, Estoril BC, suplantado pelo BAC/Inimiga da Fuligem – 41-59. A Universidade de Évora/André Resende diminuiu a desvantagem para os Tubarões/ReiChurrasco – 61-38 -, com quem empata na classificação, mas a formação algarvia tem um encontro por disputar. O último classificado, Beja Basket Clube, caiu por números expressivos no desafio frente à ACD Ferragudo – 35-84.