AD Galomar escala até à liderança na zona norte e clubes de Queluz voltam a vencer a sul
No Campeonato Nacional da 1.ª Divisão Masculina, a AD Galomar escalou até à liderança na zona norte ao bater o Beira Mar/AAUav e a AD Vagos, relegando o Sangalhos DC para o segundo posto. A sul, não há mexidas e o Queluz/Consilcar continua líder com margem folgada, depois de superar o Algés, ao passo que no segundo posto temos o CB Queluz.
Competições
8 MAR 2020
Zona norte
A AD Galomar consumou o assalto à liderança graças aos triunfos, sem discussão, obtidos frente à AD Vagos, por 88-72, e posteriormente ao Beira Mar/AAUav, por 69-47, igualando pontualmente o Sangalhos DC, sobre quem goza de vantagem no confronto direto. O papel de protagonista coube a Cristen Wilson em ambos os encontros (1.º jogo – 34pts, 6res, 2ast, 3 rb, 1dl; 2.º jogo – 24pts, 9res, 3rb). Também o Sangalhos DC, agora segundo, venceu por números dilatados, na receção ao GDB Leça/Cargolândia – 79-57 -, sob a batuta de Broderick Robinson (19pts, 13res, 4ast, 1rb). A apenas um ponto, surge de seguida o SC Vasco da Gama, cuja missão se revelou mais intrincada no duelo caseiro frente ao Olivais/ABTF-Betão, suplantado por 68-60, destacando-se nos portuenses o contributo de Nuno Ferreira (12pts, 15res, 4ast, 1rb). Com um jogo a menos e, por isso, possibilidade de vir a somar os mesmos pontos do rival da Invicta, está o Académico FC, bem-sucedido na visita à Ovarense B – 86-91 -, à boleia de uma exibição sonante de Jean-François Basileu – registou 52,5 de valoração – (40pts, 12res, 1ast, 2rb). A ACR Vale de Cambra superou a concorrência do Galitos/CL Dr. Semblano, naquele que se constatou como o embate mais apertado da jornada – 61-58 -, pendendo para as cores locais muito por culpa de David Quadé (22pts, 5res, 2ast, 2rb). Depois de surpreender o Sangalhos DC, então líder, no fim de semana anterior, o Famalicense AC deu continuidade ao bom momento ao anular, fora de portas, a réplica do Club 5Basket/SVSilva por 72-48, impulsionado pela exibição de Hugo Mendes (25pts, 5res, 3ast, 1rb, 1dl).
Zona sul
O Queluz/Consilcar prossegue o trajeto quase sem mácula (averbou apenas uma derrota até à data), tendo desta feita vencido com autoridade o Algés – 86-54 -, desfecho com a marca de Jorge Tati (20pts, 7res, 2ast, 4rb, 1dl). No segundo posto mantém-se o CB Queluz, que também saldou a jornada com uma vitória, na visita ao campo da Física de Torres Vedras – 77-86 -, êxito alicerçado no excelente desempenho de João Embaló (16pts, 18res, 2dl). Beneficiando do desaire da Física de Torres Vedras, o CBC/CoraçãodoRibatejo recuperou o último lugar do pódio, mercê do triunfo categórico face ao MBA/Montisistemas por 73-50, onde se evidenciou Pedro Afonso (6pts, 18res, 3ast, 2rb). Já o BAC/Inimiga da Fuligem cimentou a sua posição entre os oito primeiros, garantia de acesso ao playoff, ao impor-se em casa frente ao Portimonense – 84-77 (não há estatística individual). No frente-a-frente entre SCS/Tasca Chico Cana e AC Moscavide, prevaleceram os visitantes por margem confortável – 45-57 -, alavancando-se na prestação de Cipriano Cardoso (17pts, 12res). Mesmo ao dispor de um encontro em atraso, o triunfo ante o Estoril BC – 59-71 – bastou à União Sportiva para ultrapassar os canarinhos na tabela. Diogo Miguel assumiu as despesas da partida nos insulares (23pts, 9res, 5ast, 3rb).