FPB e ANTB reunidas
Auscultação dos treinadores sobre o presente e futuro da modalidade
Treinadores
14 ABR 2020
A FPB reuniu esta sexta-feira, por videoconferência, com a Associação Nacional de Treinadores de Basquetebol (ANTB) de modo a ouvir e debater as ideias relacionadas com o futuro da modalidade. Sérgio Ramos, Presidente da ANTB, foi o principal porta-voz de uma reunião que contou com a presença de elementos da Direção da FPB, encabeçada pelo Presidente Manuel Fernandes, e pelos responsáveis da Escola Nacional do Basquetebol (ENB) e da Direcção Técnica Nacional.
Com o objetivo de recolher contributos e sugestões daquilo que deverá ser o presente e o futuro imediato do basquetebol nacional, a FPB escutou as propostas da ANTB, com os dois órgãos a focarem atenções na resolução da presente época. A planificação da temporada 2020/21 das competições regionais e nacionais também foi um dos temas abordados, assim como a formação de treinadores.
Tendo em conta a conjuntura atual, a ANTB fez questão de partilhar os resultados do inquérito que realizou com o objetivo de clarificar a visão da grande maioria dos treinadores, que acreditam não existir condições reunidas para o término dos campeonatos. Além das decisões já tomadas pela FPB, relativamente à descida e subida de alguns clubes, foi expressada a preocupação relativamente aos campeonatos nacionais da 1.ª e 2.ª divisão, ficando vincado o desejo da ANTB de retomar com maior brevidade possível a prática desportiva. A Federação fez saber que tem vários cenários preparados para serem aplicados, realçando que a variante de 3×3 pode ter um papel fundamental no regresso à atividade da modalidade.
No que toca à formação de treinadores ficou prontamente decidida a calendarização, em estreita colaboração com a FPB, de uma série de ações online que sejam creditadas pelo IPDJ, partilhadas em diversas plataformas para alcançar o máximo de treinadores. Devido à situação extraordinária, o Clinic Internacional da ANTB foi cancelado em sintonia com a Câmara Municipal do Barreiro, sendo que a FPB e a ANTB irão estudar, em conjunto, o reagendamento deste Clinic e do Clinic de Formação de Cantanhede para data futura, com formatos diferentes. Se necessário, os cursos de treinadores, que estão em fase de reformulação no âmbito da revisão do Programa Nacional de Formação de Treinadores (PNFT), serão parcialmente ministrados via online, destacando-se o elevado número de treinadores inscritos para o curso de Grau 3.
Em caso do curso não ser ministrado dentro do calendário habitual, está a ser salvaguardada junto do IPDJ uma solução acordada, entre todas as partes, para a realização do mesmo de forma excecional. A ANTB expressou preocupação quanto ao cancelamento das principais ações de formação contínua e o que isso pode significar a obtenção de créditos para renovação do título de treinador nos prazos estabelecidos. A FPB já expôs o assunto à tutela (IPDJ). A FPB e a ANTB partilham o entendimento que os treinadores validados pela FPB para participarem na formação curricular deste ano, não serão prejudicados na época 2020/21.
A FPB lançou ainda o desafio de encaixar o Clinic da ANTB nas mesmas datas do Clinic da Associação Nacional de Juízes de Basquetebol (ANJB), reforçando que as soluções encontradas relativamente às competições deste e do próximo ano desportivo apresentam um caráter excecional e condicionador do calendário das restantes atividades. A FPB e a ANTB consideram fundamentais todos os esforços para a realização dos cursos e principais clinics previstos. A ANTB e a FPB manifestaram as suas preocupações com o impacto da crise económica na situação financeira dos clubes e por arrasto na condição precária de muitos treinadores.
As várias propostas apresentadas pelas Federações de Basquetebol, Andebol, Patinagem e Voleibol à Secretaria de Estado da Juventude e Desporto foram partilhadas com a ANTB e foi ainda lançado o apelo, por todos os órgãos, para a criação e promoção de dinâmicas e atividades online para todos os atletas, tal como plasmado nos “desafios da quarentena”, iniciativa promovida pela ANTB nas suas plataformas digitais. Importa ainda salientar o espírito de cooperação entre as duas entidades, que combinaram continuar a trabalhar de imediato em conjunto para desenvolver e operacionalizar as propostas debatidas.