FPB reunida com clubes do Campeonato Nacional da 1.ª Divisão masculina
Associações também marcaram presença em sessão que discutiu o futuro da prova
Competições
26 ABR 2020
A FPB concluiu o processo de auscultação dos clubes dos vários níveis competitivos seniores e desta vez reuniu com os vários dirigentes e responsáveis dos emblemas do Campeonato Nacional da 1.ª Divisão masculina, assim como com as respetivas Associações envolvidas.
Como tem sido apanágio, o Presidente Manuel Fernandes começou por abrir a sessão clarificando o trabalho que tem sido feito ao longo destas semanas, em especial junto da Secretaria de Estado da Juventude e do Desporto, deixando vincado que a FPB vai cumprir com todos os compromissos assumidos com os clubes envolvidos na prova.
De seguida o Diretor Técnico Nacional, Nuno Manaia, interveio na linha daquilo que tem sido a posição da FPB quanto ao encerramento das competições, reforçou as medidas já tomadas quantos aos direitos desportivos perdidos e adquiridos, ressalvando que não sendo entregue nenhum título de campeão, a classificação à data de 11 de março pode servir para beneficiar equipas em possíveis modelos competitivos a aplicar no futuro. Foi ainda reforçado que certamente não sendo possível agradar a todos os envolvidos, a solução a encontrar será a menos prejudicial para todas as partes.
Posto isto, foi dada a palavra aos 27 clubes presentes na reunião, existindo consenso generalizado quanto ao cancelamento da presente temporada, com as opiniões a diversificarem-se relativamente aos modelos competitivos da próxima época, assim como os direitos de subida e descida de divisão. A par dos 27 clubes (o Odisseia Basket não conseguiu participar por dificuldades técnicas), todas as dez associações envolvidas na competição se fizeram representar.
Antes do termino da reunião, o Vice-presidente Rui Frade alertou para as estratégias a ter em conta para viabilizar o regresso das atividades desportivas, nomeadamente o basquetebol. O Presidente da FPB, Manuel Fernandes, encerrou a sessão agradecendo a riqueza dos contributos e sugestões feitas neste momento ímpar para o basquetebol nacional. No dia 13 de junho a FPB e os clubes do Campeonato Nacional da 1.ª Divisão voltam a reunir-se.