FPB e CNBCR reuniram esta quarta-feira
Futuro das competições em discussão
Competições | FPB
16 ABR 2020
Realizou-se esta quarta-feira, 15 de abril, uma reunião entre o Presidente da Federação Portuguesa de Basquetebol (FPB) e o seu Comité Nacional de Basquetebol em Cadeira de Rodas – CNBCR.
Na abertura da reunião, reconheceu-se o facto dos jogadores de BCR ficarem ainda mais condicionados com a atual situação pandémica, e que por isso não há que apressar o regresso das competições, porque a saúde e a segurança de todos os intervenientes está em primeiro lugar.
Quanto ao Campeonato Nacional da 1.ª Divisão de BCR, apesar de quase tudo apontar para a impossibilidade de haver mais jogos, deixou-se em aberto a hipótese de se regressar à competição caso os treinos voltem até final de maio. Se isso não suceder, torna-se inapropriado a mesma ser retomada. Foram lançadas propostas para que as jornadas que faltam, a ser disputadas, se realizem até durante os dias de semana, para depois decorrer uma eventual fase final concentrada.
Aliás, quanto à próxima época, Augusto Pinto, Presidente do CNBCR, destacou que irá propor ao clubes que a 1.ª Divisão deverá manter o habitual formato a duas voltas. mas terminar com uma fase final concentrada
Setembro é o mês-limite para chegar ao término da competição, até porque em 2021 haverá Europeu, e por isso é ideia do CNBCR abrir a próxima temporada em outubro. Ainda neste âmbito, foi abordada a possibilidade de, após este surto epidémico, se celebrar o dia do regresso aos jogos com a organização de um evento mobilizador que contasse com a participação e o envolvimento de todos os agentes do BCR, centrado num complexo desportivo ou repartido por dois locais.
Relativamente à 2.ª Divisão, concluiu-se que será praticamente impossível o seu término perante as dificuldades logísticas nas deslocações, particularmente com a Região Autónoma da Madeira
Augusto Pinto salientou que os clubes estão muito dependentes do apoio das Câmaras Municipais, deu ainda nota da dependência dos clubes face à abertura dos pavilhões e lembrou que fez um inquérito aos 12 clubes nacionais, tendo obtido a resposta de 10.
No domínio da atividade internacional, está planeado a realização de um estágio para as seleções até final da presente época. Se não existirem condições para a sua realização nesse período, será remarcado este estágio em data a definir, mas sempre antes do final do ano.
Augusto Pinto voltará a fazer um ponto de situação junto dos agentes da modalidade até finais de abril, de modo a incluir as decisões relativas ao BCR no documento global a ser apresentado pela FPB.