“Em Linha” com Daniel Pereira

Treinador-adjunto da APD Lisboa e da Seleção Nacional de Sub22 de BCR

Competições | FPB | Treinadores
24 MAI 2020

Pai de uma das maiores esperanças do basquetebol em cadeira de rodas nacional, o internacional A e Sub22 Ângelo Pereira, Daniel Pereira viu o acesso privilegiado ao pavilhão despertar-lhe o interesse de se testar nos bancos, aguçado pelo convívio próximo com Jorge Almeida, que nomeia como referência. Na presente época, passou a conciliar o cargo de técnico-adjunto da APD Lisboa com iguais funções na Seleção Sub22. 

Ano de iniciação como treinador: 2015
Clubes/Seleções orientados: APD Lisboa e Seleção Nacional Sub22 (adjunto)
Palmarés: Um jovem atleta, recentemente, quando questionado sobre isso, respondeu “em construção, volte daqui a uns anos”. Sem dúvida, a melhor resposta.
Jogos da minha vida: GDD Alcoitão vs. APD Lisboa – 51.-49. Após uma entrada forte, o GDD Alcoitão passou para a frente, mas graças a 3 triplos da nossa parte mantivemos o jogo em aberto até ao fim. No último segundo, com uma falta a nosso favor, após tentativa de triplo, o atleta acusou pressão e falhou 3 lances livres. Assistiu-se à alegria de uns e tristeza de outros. Saliento o fair-play do GDD Alcoitão que, liderado pelo seu técnico Fernando Lemos, veio confortar os meus jovens atletas; APD Lisboa vs. APD Sintra – 53-45. Significou para os mais novos a primeira vitória desde que jogam BCR. Pela oportunidade de manifestarem alegria e prazer de celebrar uma vitória, este jogo merece destaque; Portugal vs. Grécia – 57-61 – Europeu C 2019. Causou-me um misto de sentimentos, mas foi com orgulho que representei o meu país. Não esqueço o que senti ao cantar “A Portuguesa”, o grupo incansável do CNBCR, o apoio da FPB, a equipa técnica, o grupo de atletas que deu tudo e um quarto: #420. Estará para sempre nos jogos da minha vida e eu era só o mecânico.
Atleta: ex-praticante de natação. Treinador: 2002-2012 – infantis, iniciados, juvenis e seniores femininos do ADB (Bobadela) – Futebol;
Primeiro contacto com o BCR em 2013, na APD Lisboa, por intermédio de Jorge Almeida, atual técnico do Sporting CP-APD Sintra, ex-APD Lisboa e Seleção Nacional A;
Classificador de BCR.
Que mensagem dirigias a um treinador hesitante em treinar BCR?
Atreve-te, desafia-te e descobre-te como pessoa e treinador.
Quais os treinadores que exercem maior fascínio sobre ti e porquê?
Jorge Almeida – apresentou-me a modalidade e fez-me ficar fascinado por ela com o grande conhecimento que detém. Tive o privilégio de o ver jogar. Andou afastado por um tempo, mas ainda bem que voltou; Ricardo Vieira – aprendi a conhecer, depois a admirar e a considerar amigo. Um líder, com um conhecimento vasto, uma grande pessoa e um excelente treinador, sem tabus em partilhar o seu conhecimento.
Recorda-nos um momento caricato que tenhas vivido por treinar BCR.
Menciono dois. Uma ida a Barcelona de autocarro para fazer 4 jogos, voltar de autocarro e no dia seguinte ir trabalhar. Nessa viagem, de 16 horas, cada vez que se parava, eram necessárias 4 pessoas só para tirar os atletas, mas o caricato disso é que, se fosse para ir amanhã com o mesmo grupo de atletas e staff, era o primeiro. E depois, num jogo para o Campeonato Nacional, agendado para as 15 horas, a funcionária do pavilhão andava a fazer tempo, porque pensava que bastava abrir o pavilhão 5 minutos antes.
Quais as competências que consideras essenciais para ser um treinador de sucesso?
Conheço alguém que diria “define sucesso”. Convencer alguém que se acha incapaz por ter uma deficiência e fazer com que volte a sonhar, porque descobriu que afinal pode ser atleta, é um pouco do teu sucesso. Se daqui a uns anos vir os meus atletas felizes e me reconhecerem como alguém importante no seu percurso, tive sucesso.
Em linha, a defesa que todos os treinadores querem, mas poucos conseguem. Qual a receita para lá chegar? 
Requer um leque de jogadores com boa capacidade física, excelente técnica de cadeira e capacidade de comunicação. Treinar exaustivamente estes parâmetros é a receita.
Competições | FPB | Treinadores
24 MAI 2020

Mais Notícias