Nova versão dos documentos que orientam retoma do basquetebol
Regulamento para a retoma e Plano de Contingência sofreram alterações
Competições | FPB
10 SET 2020
Após auscultação e recolha de observações, por parte da Federação Portuguesa de Basquetebol, junto de vários agentes da modalidade, foram introduzidas alterações ao Regulamento para a retoma da prática competitiva do Basquetebol e ao respetivo Plano de Contingência – COVID-19. Assim, juntamos em anexo os documentos revistos, com as alterações assinaladas a cor.
Em anexo a esta notícia constam também as versões em Português e Inglês dos documentos Autorização para efeitos de apoio no Inquérito Epidemiológico e Termo de Responsabilidade, ambos necessários para o processo de inscrição de todos os agentes da modalidade.
Recorde-se que, na sequência da publicação da Orientação nº 36/2020 da Direção-Geral de Saúde (DGS), a FPB elaborou um regulamento da retoma das competições (regras e procedimentos a ser aplicados nas competições federativas) e um plano de contingência (para aplicação por parte de clubes ou outras entidades gestoras de pavilhões onde se pratique basquetebol).
As presentes normas pretendem orientar e implementar medidas específicas e contextualizadas para a prática federada de basquetebol, em conformidade com o risco de transmissão e exposição ao SARS-CoV-2. De acordo com a Orientação 036/2020 da DGS, a prática de basquetebol é definida como uma modalidade de risco médio. Assim, pretende-se definir orientações específicas que possibilitem um regresso aos treinos e competições em segurança, minimizando o risco de transmissão do SARS-CoV-2.