Oliveirense recebe o CAB esta noite
João Guerreiro e Nuno Sá abordam jogo transmitido na RTP2
Atletas | Competições
5 NOV 2020
Esta quinta-feira reserva-nos um UD Oliveirense vs. CAB Madeira SAD, a partir das 19h30, num jogo da Liga Placard que vai ser transmitido na RTP2.
Em jeito de antevisão, falámos com dois atletas em boa forma: João Guerreiro, dos bicampeões nacionais, e Nuno Sá, que regressou esta temporada à “sua” ilha.
João Guerreiro mostra-se ciente das dificuldades, e elenca as maiores qualidades do adversário: “Na minha perspetiva, os pontos fortes do CAB parecem ser a eficiência de lançamento, especialmente de três pontos, e a agressividade defensiva. Não esperamos um jogo fácil contra esta equipa madeirense”, avisa.
O espírito coletivo continua a ser o padrão da Oliveirense: “Na nossa equipa, sempre privilegiámos o jogo coletivo dentro de campo, quer ofensivamente, quer defensivamente. O coletivo está sempre em primeiro lugar, e penso que este ano nao fugirá à regra. Apesar de algumas entradas e saídas de jogadores, tanto estrangeiros como portugueses, as ideias e as filosofias continuam as mesmas. O espirito de união também. Estamos todos a remar para o mesmo objetivo”, reforça o internacional português.
A Oliveirense segue invencível no campeonato, e o extremo/poste de 30 anos sente que há condições para prolongar este momento positivo: “Apesar de ser muito cedo, sem dúvida de que estamos num bom caminho para o nosso objetivo. É sempre positivo começar a ganhar, mas sabemos que o caminho é longo e que há mais equipas com os mesmos objetivos do que nós. Apesar de ainda nao termos toda a equipa disponível como desejaríamos, vamos dar tudo para continuar neste bom momento. Depois de seis meses de pausa por todos os constrangimentos que vivemos, este é um inicio de época muito atípico. Sinto que estamos todos a reconstruir a confiança. Espero que as coisas continuem a fluir”, deseja.
Depois de uma época na Ovarense, Nuno Sá está de volta à sua ilha-natal, e o extremo não esconde a felicidade: “Voltar a casa está a ser muito bom. Há sete anos que me encontrava fora, por isso é incrível estar perto da família e de alguns amigos. O grupo de trabalho é muito bom, o que me facilitou a integração”, afirma.
O CAB está com um complicado início de calendário, mas Nuno Sá destaca o que de melhor a turma insular tem feito: “Este início de Liga, para nós, fica marcado por três jogos frente a equipas que são candidatas a ganhar tudo, mas nenhuma partida é fácil. Apesar destes testes complicados, sentimos que temos conseguido fazer muitas coisas positivas. O nosso foco é o Playoff. Somos uma equipa que se caracteriza pela luta e entrega. Metade dos jogadores chegou esta temporada, pelo que ainda nos estamos a conhecer. De semana para semana sentimos uma evolução muito grande, pois estamos a assimilar muitos conceitos. Considero que somos uma equipa muito competitiva”, analisa.
Quanto à Oliveirense, o atleta de 23 anos dirige vários elogios: “Para mim, a melhor qualidade da Oliveirense é o facto de conseguir manter um núcleo de jogadores portugueses experientes, o que serve de base à construição da equipa. Outro dos pontos fortes é a forma intensa como defende nos últimos anos, construindo a partir daí o ataque”, aponta.