Reunião de Direção da FPB

Direção da FPB reunida em videoconferência

FPB
28 NOV 2020

A Direção da FPB reuniu hoje, por videoconferência, com a presença de todos os seus elementos, bem como do Presidente do Conselho de Arbitragem, Diretor Técnico Nacional, Secretário Geral e Assessora da Direção.

No primeiro ponto da Ordem de Trabalhos, o Presidente da FPB informou os presentes que a atribuição ou não a Portugal das “Bolhas FIBA” de Fevereiro das Seleções Nacionais Seniores será tomada na 11.ª reunião do Central Board da FIBA Europa, agendada para 4 de dezembro, por videoconferência, e na qual o Presidente da FPB tem assento, sendo expectável que pelo menos uma delas seja atribuída ao nosso país.

Informou também que, no decorrer da próxima semana, o grupo das cinco federações irá realizar reuniões com os Conselhos de Administração da SATA e da TAP, com intuito de sensibilizá-los para os constrangimentos e especificidades das deslocações às regiões autónomas no âmbito das competições nacionais. Este é um trabalho complementar que vem sendo continuamente desenvolvido junto das autoridades competentes, nomeadamente da Secretaria de Estado da Juventude e do Desporto, no sentido de adequar as comparticipações estatais ao custo real das viagens.

Seguiu-se uma intervenção do Presidente do Conselho de Arbitragem (CA), António Coelho, que informou a Direção sobre o andamento do processo de licenciamento de árbitros e comissários FIBA para o período de 2021-2023. Reforçou que, ao contrário do que acontecia, a FIBA tem agora um novo processo através do qual os juízes internacionais têm que prestar provas regularmente para manterem essa qualificação e informou que o CA tem estado a trabalhar junto da FIBA para aumentar o número de árbitros internacionais de forma a dar continuidade ao bom trabalho desenvolvido nesta área e assegurar que todas as seleções nacionais que participam nas competições oficiais internacionais são devidamente acompanhadas por um árbitro nacional.

Informou também o desafio que tem sido a gestão da arbitragem nacional, com as constantes alterações, adiamentos e cancelamento de jogos provocadas pela atual situação pandémica, mas que tem sido um desafio que a modalidade tem conseguido ultrapassar, graças ao trabalho conjunto do CA, Departamento de Competições da FPB, Juízes, Associações e Clubes.

Seguiu-se um ponto de discussão de apoios extraordinários aos Clubes, onde foram discutidas e definidas as linhas orientadoras e principais áreas de atuação com vista ao estabelecimento, por parte dos serviços da FPB, de um programa de apoio a apresentar durante o mês de dezembro. Pretende-se atribuir conferir aos clubes um auxílio suplementar de emergência nesta fase de dificuldades financeiras associadas ao impacto da pandemia Covid 19, que reforce as medidas extraordinárias já decididas em junho de 2020 e atualmente em vigor.

A Direção aprovou um novo projeto no âmbito do Programa Valorizar, que apoia as boas práticas das Associações distritais e regionais da modalidade. O Vice-Presidente Rui Dias deu ainda conta aos presentes do ponto de situação do projeto 3×3 Basket Art que tem, de momento, dezenas de municípios interessados, e no qual se prevê a implementação de vários campos 3×3 no país nos próximos meses, aumentando, assim, a disponibilidade de espaços para a prática do basquetebol.

A Direção da FPB voltará a reunir no próximo dia 11 de dezembro.

FPB
28 NOV 2020

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