Benfica e Ovarense abrem oitava jornada da Liga Placard

Internacionais Rafael Lisboa e Pedro Bastos projetam jogo desta sexta-feira

Atletas | Competições
3 DEZ 2020

A oitava ronda da Liga Placard arranca esta sexta-feira, a partir das 18 horas, com a receção do SL Benfica à Ovarense Gavex, num duelo histórico do nosso basquetebol, e que conta com transmissão na FPBtv.

Rafael Lisboa e Pedro Bastos, figuras importantes de “encarnados” e vareiros, respetivamente, abordaram este encontro.

Nas “águias”, Rafael Lisboa não poupa nos elogios ao adversário: “A Ovarense é um histórico do nosso basquetebol. É uma equipa intensa, que não vira a cara à luta, que dá sempre o máximo. É muito bem trabalhada, quer defensiva, quer ofensivamente. Temos de estar muito concentrados para contrariar a Ovarense”, avisa.

O base, de 21 anos, não tem dúvidas de que o Benfica vai voltar forte após a paragem da Liga: “Apesar desta pausa para as seleções, o Benfica trabalhou aspetos muito importantes de forma detalhada, algo que não sucederia em tempo normal de competição. Numa equipa com a nossa grandeza, o positivo é ganhar sempre e estar no primeiro lugar. Já temos uma derrota, mas penso que estamos fortes e a trabalhar para vencer todas as competições”, vinca.

O MVP do último Europeu de Sub20 masculinos (Divisão B) mostra-se feliz, depois da dupla vitória ao serviço da Seleção Nacional: “As duas semanas ao serviço da Seleção foram muito boas. Estou muito motivado por termos cumprido os objetivos, e quero trazer essa motivação para o Benfica. A começar já pelo jogo desta sexta-feira”, aponta.

Rafael Lisboa vai reencontrar Pedro Bastos, companheiro na Seleção, e agora adversário. O jovem do Benfica revela a excelente relação ente ambos, mas amigos, amigos… negócios à parte: “Damo-nos muito bem dentro e fora de campo. É um grande jogador, foi crucial para o apuramento da Seleção. Mas agora, pelos clubes, cada um tem o seu objetivo, e espero ser eu a sorrir no final. Depois do jogo, falaremos um com o outro, certamente. Na Seleção, criamos relações de amizade, estes reencontros são sempre bons e desafiantes”, refere.

Pegando no mesmo tema, mas na Ovarense, Pedro Bastos relativiza a questão, mas assume o mesmo discurso de Lisboa: “É uma situação normal em qualquer desporto com a qual temos de saber conviver. Apesar de eu e o Rafael Lisboa sermos adversários, a amizade, o respeito e o desportivismo estarão sempre presentes dentro de campo”, assegura.

O base vareiro esteve em grande nível na Seleção, com os seus triplos a ajudarem, e de que forma. Bastos não esconde que este é um bom tónico para o jogo na Luz: “Sinto-me sempre motivado mas, como é natural, a motivação aumenta sempre que a nossa equipa tem sucesso ou quando grandes desafios são ultrapassados, como o objetivo alcançado na Seleção Nacional. Este vai ser mais um jogo em que vou dar o meu melhor para ajudar os meus colegas”, aponta.

Pedro Bastos prevê uma Ovarense em bom nível e faz o ponto de situação do grupo de trabalho: “Após este tempo de paragem, tudo aquilo que mais queremos é voltar a jogar. Por isso, espero uma Ovarense competitiva e com um grande desejo de vencer. Estamos a crescer muito enquanto equipa, e isso dá-nos confiança. A caminhada é longa, mas a nossa vontade de trabalhar e melhorar todos os dias, vai permitir-nos estar preparados para alcançar os nossos objetivos. O nosso percurso na Liga tem sido positivo. Tivemos muitas mudanças em relação ao ano passado, mas estamos a conhecer-nos cada vez melhor. Apesar de sermos uma equipa jovem, temos demonstrado que sabemos o que estamos a fazer em campo e daquilo que vamos à procura em cada momento do jogo”, analisa.

Ainda no campo da análise, o jogador de 26 anos identifica os maiores perigos dos “encarnados”: “O Benfica é uma equipa muito talentosa e extensa, com jogadores versáteis, tanto a nível de jogo interior como exterior. Um dos maiores perigos é, sem dúvida, a capacidade de lançar de três pontos, como demonstram as estatísticas”, regista.

Atletas | Competições
3 DEZ 2020

Mais Notícias