Portugal volta a ser escolhido pela FIBA para organizar competições
Qualificação do EuroBasket Feminino 2021 e Campeonato da Europa Sub16 Masculinos em 2022.
Competições | FPB
4 DEZ 2020
Portugal foi novamente selecionado para receber e organizar a janelas de qualificação da FIBA do EuroBasket Feminino 2021, bem como o Europeu de Sub16 masculinos de 2022. Tal como aconteceu no passado mês de novembro, depois da FIBA ter reconhecido a excelência das condições logísticas e organizativas das “bolhas” que decorreram em Odivelas e em Matosinhos, o Board decidiu atribuir, novamente, a qualificação para o EuroBasket feminino 2021, a Portugal.
A decisão, que saiu da reunião do Board da FIBA realizada na manhã de sexta-feira, trouxe ainda outra novidade. O Município de Matosinhos volta a ser palco, mais uma vez, de um Campeonato da Europa, desta feita relativo ao escalão de Sub16 masculinos, em 2022. Para o presidente da FPB, Manuel Fernandes, este conjunto de atribuições refletem a confiança que vem sendo demonstrada, ano após ano, na FPB: “Apraz-nos registar que o basquetebol português tem demonstrado grande capacidade organizativa, que vem gerando a confiança dos outros, seja a FIBA sejam as federações congéneres que apoiam sempre as nossas candidaturas. Nos Sub16 masculinos foi-nos atribuída a candidatura para 2022, sendo essa a única que já está decidida para esse verão, com Matosinhos a ser o palco escolhido, independentemente da divisão onde vamos estar inseridos. Optamos por nos candidatarmos com esta antecedência para começarmos mais cedo a mobilização junto da comunidade basquetebolística, contando com a cooperação dos clubes, dos treinadores e particularmente dos jovens atletas que querem fazer parte das seleções nacionais”, explicou.
Relativamente à próxima “bolha”, o presidente federativo corroborou a decisão anunciada pela FIBA, salvaguardando todas as condições de segurança necessárias aos atletas portugueses: “Vamos novamente receber a janela de qualificação para o EuroBasket feminino 2021. No que diz respeito ao masculino, foi entregue a Nicósia, no Chipre, a próxima bolha da janela de pré-qualificação para o Mundial 2023, decisão que também nos tranquiliza pela segurança sanitária existente”, concluiu.
Os jogos do Grupo G da terceira janela de qualificação para o Eurobasket feminino 2021 vão colocar a Seleção Nacional de seniores femininos frente a frente com a Ucrânia, no dia 4 de fevereiro e, dois dias depois, diante da Bélgica.