Direção da FPB reuniu esta sexta-feira
Conheçam os temas abordados
FPB
23 JAN 2021
A Direção da FPB reuniu esta sexta-feira, por videoconferência, com a presença de todos os seus oito elementos, bem como do Presidente do Conselho de Arbitragem, Diretor Técnico Nacional, Secretário Geral e Assessora da Direção.
A reunião iniciou-se com o Presidente a fazer a habitual informação à Direção dos aspetos mais relevantes da atividade federativa, realçando as reuniões de trabalho que vêm sendo regularmente efetuadas com clubes e Associações, mas também com as Federações congéneres e a tutela.
O Vice-Presidente Miguel Pereira informou os colegas de Direção dos desenvolvimentos ao nível dos vários projetos do Programa Time-Out da FIBA, no qual estão a participar o ex-atleta João Santos e a atleta Sofia Ramalho, bem como as colaboradoras da FPB, Cátia Mota e Inês Antunes. Também no que se refere ao Programa da FIBA Basketball for Good, no âmbito do Minibasquete, onde estão a participar o Diretor Técnico Nacional do Minibasquete, Sérgio Rosmaninho, e a Vice-Presidente do Comité Nacional de Minibasquete, Patrícia Fernandes.
António Coelho, Presidente do Conselho de Arbitragem, fez o habitual ponto de situação em relação à arbitragem, realçando a realização regular de reuniões com os Conselhos de Arbitragem Distritais que tem permitido convergir abordagens, ações de formação online dirigidas às várias áreas da arbitragem e o impacto negativo da paragem na evolução da arbitragem e intermitência das competições, nomeadamente ao nível do acompanhamento dos jovens juízes e captação de novos árbitros.
O Vice-Presidente Rui Dias informou a Direção dos muitos contactos que têm sido realizados no âmbito do 3×3 BasketArt, tendo depois a Direção aprovado a candidatura de Cascais e pré-aprovado as candidaturas de Melgaço e Vieira do Minho, condicionadas apenas à aceitação por parte daqueles municípios, do necessário Protocolo de Cooperação que suporta a parceria no âmbito deste projeto.
O Diretor Técnico Nacional apresentou à Direção o ponto de situação em relação às competições nacionais seniores, realçando a diferença da atual paragem em relação a outras que foram acontecendo pontualmente nos meses passados, já que, para além de não permitir a realização de jogos de forma continuada, também não permite a realização dos treinos das equipas não equiparadas a profissionais, nos termos da legislação em vigor. Manifestou a importância de ser mantido o diálogo e a comunicação com os clubes com vista a encontrar as soluções mais adequadas à modalidade e em constante adaptação ao desenrolar da situação pandémica.
Na área do Impulso Feminino, foi decidido criar um projeto que permita distinguir um ou mais elementos que se destaquem no basquetebol feminino nacional, através do apoio à sua participação no Campeonato Europeu que irá decorrer entre 17 e 27 de junho, em Espanha e França. O regulamento deste projeto irá ser trabalhado com vista à sua oportuna divulgação.