Vitória SC e Benfica medem forças na cidade-berço este domingo
Atletas | Competições
30 JAN 2021
Num clássico do basquetebol português, Vitória SC e SL Benfica defrontam-se este domingo (18h30), num jogo da Liga Placard que tem transmissão na RTP2 e FPBtv.
Em jeito de antevisão do encontro, falámos com Jaron Hopkins e Bryce Alford, jogadores dos “conquistadores” e “águias”, respetivamente.
Do lado minhoto, Jaron Hopkins destaca o poderio benfiquista e relembra o duelo da Luz: “Penso que o Benfica é a equipa mais experiente da Liga. Tem jogadores habituados a ganhar, o que é muito importante. Quanto a nós, temos de ser mais competitivos durante os 40 minutos. No duelo frente ao Benfica, há semanas, acho que jogámos bem, mas só lutámos pelo resultado durante 25 minutos”, recorda.
O extremo norte-americano espera que a sua equipa continue a crescer: “Queremos ganhar o máximo de jogos para subir na classificação, de olhos postos nos playoffs. Para isso, devemos continuar a melhorar”, afirma.
O jogador de 26 anos é o mais influente, até agora, na manobra vitoriana, algo que deixa satisfeito: “Vir para o Vitória SC foi bom para mim. Estou feliz por poder contribuir da melhor maneira possível para ajudar a equipa e por jogar o desporto que mais amo”, salienta.
Hopkins destaca a parte tática do basquetebol nacional: “A experiência aqui tem sido ótima. Poder viajar para diferentes bonitos locais é um privilégio. Penso que o basquetebol português tem um ritmo um pouco mais lento, mas é mais tático, o que é positivo porque permite que os atletas pensem mais no jogo”, analisa.
No Benfica, Bryce Alford elogia o Vitória SC e mostra-se confiante no futuro “encarnado”: “O Vitória SC foi um adversário duro no jogo realizado em nossa casa. Começámos muito mal essa partida. Se quisermos superar este adversário, teremos que entrar melhor. Eles são muito atléticos e bons em transição. Precisamos de melhorar em todas as áreas, mas temos evoluído, à medida que ficamos mais confortáveis uns com os outros. Estou confiante de que continuaremos a melhorar como equipa ao longo da temporada”, projeta.
Apesar das “águias” já terem perdido alguns pontos, Alford nem hesita em apontar ao título: “Conquistar o título, no Benfica, é sempre o objectivo principal. Quando entramos no museu do Benfica e vemos todos os troféus, fica bem claro que esse é o objetivo do nosso clube. Adoraria fazer parte de uma equipa campeã, aqui no Benfica”, deixa o desejo.
Chegado há pouco tempo à Luz, Alford tem assumido destaque. O base caracteriza-se como jogador: “Estou a adaptar-me bem. Levei algum tempo para me ajustar, pois é difícil entrar numa equipa a meio da temporada. Mas estou confortável e a jogar melhor para a equipa. Sou um atleta que adora competir e que só quer ajudar a equipa a vencer. Tento ser um líder em campo e ajudar a que os meus colegas evoluam. O meu objetivo é sempre vencer”, vinca.
O atleta norte-americano está encantado com o Benfica: “Adoro estar no Benfica. O clube é muito profissional e cuida dos seus jogadores. Aprendi muito sobre o basquetebol português desde que estou aqui. Trata-se de uma Liga muito boa e competitiva, com jogadores talentosos. Estou entusiasmado para lutar pelo título nos próximos meses”, enaltece.