65 milhões de euros para apoiar o Desporto português
Fundo de Apoio para a Recuperação da Atividade Física e Desportiva aprovado
FPB
12 MAR 2021
A mais recente resolução do Conselho de Ministros anunciou, esta quinta-feira, a aprovação do Fundo de Apoio para a Recuperação da Atividade Física e Desportiva. O Governo vai, desta forma, disponibilizar 65 milhões de euros destinados a apoiar clubes e federações.
A ajuda será efetuada através do Fundo de Apoio num montante total de 35 milhões de euros, bem como do programa “Federações+Desportivas” que inclui uma linha de crédito no valor de 30 milhões direcionados para as federações com estatuto de utilidade pública desportiva.
O Fundo de Apoio para a Recuperação da Atividade Física e Desportiva divide-se em três partes, com o “Reativar Desporto” a destacar-se por “disponibilizar o montante de 30 milhões de euros a fundo perdido para apoio direto a clubes desportivos no processo de retoma da atividade desportiva federada”, conformou informou a resolução do Conselho de Ministros.
As outras duas medidas atestam o reforço da edição do Programa de Reabilitação de Instalações Desportivas de 2021, para cinco milhões de euros, assim como o aumento do montante destinado exclusivamente a clubes desportivos na edição do Programa Nacional de Desporto para Todos de 2021, para três milhões de euros.
Esta quinta-feira ficou ainda marcada pelo anúncio do primeiro-ministro, António Costa, que deu conta da autorização para as modalidades desportivas de médio risco retomarem atividade a 19 de abril, sendo que para o dia 3 de maio fica reservado a autorização para a prática de “todas as modalidades desportivas” em Portugal.
O presidente da FPB, Manuel Fernandes, já comentou as medidas da mais recente resolução do Conselho de Ministros: “É uma excelente notícia que vem tarde, mas que comprova que valeu a pena a ideia do fundo financeiro de apoio extraordinário ao desporto, gerador de um elevado esforço de mobilização desportiva em torno da reivindicação de tal um fundo. Vive-se um momento ímpar no desporto, que se faz ouvir de forma unitária, que congrega o COP o CPP e a Confederação do Desporto e as Federações Desportivas, as Associações Distritais, os Agentes e os Clubes. Conclui-se que faz sentido a tomada de decisões conjuntas, e falar a uma só voz, dá mais força e capacidade para projetar o Desporto para um patamar mais alto e tornar mais relevante e visível o seu papel na sociedade. 65 milhões é um apoio de enorme significado, esteve bem o Governo, esteve bem o Secretário de Estado do Desporto, que sempre pugnou pelas justas aspirações das diferentes entidades que representam o Desporto Português. Tem agora os Clubes o caminho mais aliviado para a subsistência e a recuperação da atividade desportiva.”