“É um orgulho presidir a um clube com tanta história”
Maria João de Figueiredo, líder do FC Barreirense, em conversa com a FPB no dia do 110.º aniversário do emblema
11 ABR 2021
Este domingo, 11 de abril, o FC Barreirense, clube duas vezes campeão nacional e com seis Taças de Portugal masculinas no currículo, e que participou por duas ocasiões na Taça dos Campeões Europeus, assinalou 110 anos de vida.
Estivemos à conversa com Maria João Figueiredo, presidente do carismático clube da margem sul do Tejo desde 31 de julho de 2019, num olhar virado para o presente, mas acima de tudo, para o futuro.
A líder do Barreirense não esconde a satisfação por comandar o clube: “É um orgulho e um privilégio presidir um clube com tanta história, principalmente no basquetebol. Infelizmente não podemos festejar o aniversário mais perto dos sócios, simpatizantes e atletas, temos de o fazer de outra forma. São 110 anos de história, muitas coisas aconteceram, e gostaria de que no futuro obtivéssemos muitas vitórias”, deixa o desejo.
A dirigente salienta a grandeza do Barreirense e o peso do basquetebol juvenil no clube: “O Barreirense tem uma história muito grande na formação, e essa é uma área em que continuaremos a trabalhar bastante. Quando vou ver algum jogo, sinto um grande orgulho em poder ver alguns dos “meus meninos”, visto que foram colegas dos meus filhos, a brilhar nalguns dos principais clubes nacionais. O Barreirense é muito representativo, um dos clubes com mais atletas no distrito de Setúbal. Com a pandemia não tem sido fácil gerir, mas vamos agora regressar. A cidade do Barreiro respira basquetebol, e através do Barreirense”, destaca.
Maria João de Figueiredo aponta baterias para o futuro, e mais uma vez os jovens são a prioridade: “Como em todos os clubes, houve perdas, mas temos esperança de recuperar. Na próxima época vamos fazer ações para que os atletas voltem. Vamos passar segurança aos pais e aos atletas, tal como já fizemos através de vídeos, controlo da temperatura, tudo aquilo que a Direção-Geral da Saúde indicava. Se for possível, vamos ainda organizar alguns torneios. A nossa prioridade é a juventude, temos de nos preocupar com a saúde mental dos jovens. Se isto estabilizar, vamos tentar organizar torneios, de forma controlada, para que haja a competição possível”, conclui.
Nota: Foto retirada do Facebook oficial do Futebol Clube Barreirense