Yussuf é o MVP Tissot da Liga Placard

Poste do Lusitânia Expert obteve valorização MVP de 27.2

Atletas | Competições | FPB
19 ABR 2021

Com o fim da fase regular da Liga Placard, chegou a hora de olharmos para os números e percebermos quem foram os grandes destaques estatísticos da competição.

Temidayo Yussuf, poste norte-americano com passaporte nigeriano que atuou no Lusitânia Expert antes de se transferir para o Antibes Sharks da ProB francesa, foi o MVP Tissot da fase regular da Liga Placard.

O jogador de 24 anos que fez a sua estreia em Portugal foi determinante ao longo de 23 jogos, apresentando médias de 19.6 pontos, 10.1 ressaltos, 3.4 assistências, 0.9 roubos de bola e 0.7 desarmes de lançamento, por encontro. Esta conjugação de números resultou na valorização mais elevada da Liga na temporada 2020/21, cifrada nos 27.2 pontos MVP.

No que toca à marcação de pontos, bastaram apenas 13 jogos ao base da Ovarense Gavex, Marcus Lovett Jr., para atingir a média mais elevada do campeonato. O norte-americano que chegou a meio da temporada apresentou uma média de 20.5 pontos por partida.

E porque falamos de pontos, importa também destacar aqueles que os marcaram com mais eficácia. Nesse capítulo contamos com as percentagens estratosféricas de três jogadores diferentes. Patrick McGlynn, que esteve ao serviço do Galitos Barreiro, foi o anotador mais capaz da linha de lance livre. Em 62 tentativas, o base norte-americano converteu 59 lances livres, obtendo uma média de 95.2% de eficácia sempre que se deslocou para a linha de lance livre.

Nos lançamentos mais próximos do cesto, o destaque vai para John Fields que converteu 140 lançamentos em 204 tentados. O poderoso poste do Sporting CP, apresenta uma média de 68.6% nos lançamentos de dois pontos. No que diz respeito aos lançamentos para lá da linha dos 6.75m, realce para o “franco-atirador” do Vitória SC, Tyler Seibring. O extremo-poste dos vimaranenses converteu 55 triplos ao longo dos 26 jogos da Liga Placard, o que resulta numa média de mais de dois triplos por encontro. Tudo isto foi conseguido com uma percentagem de lançamento de 51% de eficácia.

Na luta das tabelas, voltamos a referir Temidayo Yussuf que, além de se destacar como MVP da competição, foi também o jogador mais capaz no ressalto. O poste ex-Lusitânia apresenta uma média de 10.1 ressaltos conquistados por jogo. Foi igualmente o mais dominante, quer na tabela ofensiva (3.6 ressaltos de média) como na defensiva (6.5 ressaltos de média).

O “rei” das assistências da edição 2020/21 também chega das ilhas, mas desta vez falamos de Diogo Gameiro, base do CAB Madeira SAD. O base dos madeirenses obteve a média mais elevada da temporada, com 9.4 passes para cesto, por encontro. No plano defensivo, realce para Jaron Hopkins do Vitória SC, que conseguiu alcançar a extraordinária média de 3.4 roubos de bola num total de 87 bolas recuperadas em 26 jogos feitos. No que diz respeito aos desarmes de lançamento, Alonzo Ododa, que também passou pelo Galitos Barreiro, destaca-se com uma média de 1.8 desarmes de lançamento, por encontro.

Atletas | Competições | FPB
19 ABR 2021

Mais Notícias