Helder da Silva coloca ponto final na carreira

Veterano base disputou o Europeu B em 2010

Atletas
28 MAI 2021

Helder da Silva (2.0), capitão e ícone da equipa Servigest Burgos, o único emblema que envergou durante mais de duas décadas de carreira, anunciou a sua retirada após o último jogo da División de Honor, principal escalão do BCR no país vizinho e consensualmente considerado o melhor campeonato do mundo.

Aos 53 anos, o antigo internacional A, que envergou a camisola da Seleção Nacional no Campeonato da Europa B, em 2010, sob as ordens de Inês Lopes, confessa que sente ser “hora de descansar depois de tantos anos, muitos treinos e muitas viagens”. O base nascido em Valpaços afirma “ter desfrutado o suficiente do basquetebol” e revela apenas uma mágoa. “Gostava de ter jogado um ano em Portugal, mas o corpo manda parar”, admite.

No futuro, não descarta a carreira de treinador e “pensar no jogo de outra forma”, embora não no imediato. Para trás, além do carinho da maior afición do BCR espanhol, bem como de colegas de equipa e adversários, perduram um título de campeão da Primera División (2.ª Liga espanhola), ao lado de Márcio Dias, na época 2015/16, quatro promoções ao máximo patamar do país e uma participação na Copa do Rei.

Para percorrer ao detalhe a carreira de Helder da Silva, relembramos aqui o artigo inserido na série “Jogadores marcantes”, dedicado a realçar os melhores de sempre do BCR nacional.

 

Nota: Fotografia da autoria de Fernando Miguel.

Atletas
28 MAI 2021

Mais Notícias