FPB e Associações reuniram este sábado
Conheçam os principais temas abordados
Associações | FPB
30 MAI 2021
A Federação Portuguesa de Basquetebol (FPB) e as Associações reuniram este sábado, por videoconferência, com vários temas a serem abordados.
Nuno Manaia, diretor técnico nacional, fez um ponto de situação acerca das competições, numa retrospetiva e, acima de tudo, num olhar sobre o futuro próximo, com o final de vários campeonatos. As candidaturas para organizar estes campeonatos serão analisadas, sendo que para o Circuito Nacional de 3×3 já existem alguns candidatos. Quanto ao Skills Challenge Portugal, os resultados finais serão divulgados a 3 de junho.
O diretor técnico nacional abordou ainda alterações regulamentares para 2021/22, relativas aos direitos de participação atribuídos a cada Associação nas Taças Nacionais dos escalões de formação, modificação de sanções para clubes que renunciem à subida ou manutenção nas competições e alteração da designação de “Formação Basquetebolística Estrangeira” para “Sem Formação Basquetebolística Portuguesa”.
De seguida, Manuel Fernandes, presidente da FPB, aflorou o Europeu de 3×3 no escalão de Sub17, que será organizado no nosso país entre 16 e 19 de setembro. O líder federativo falou sobre toda a logística que envolve um evento desta dimensão, assim como toda a cobertura mediática que a rodeará e o seu caderno de encargos. Em traços gerais, voltou a focar o projeto de certificação de clubes, que considera “como uma iniciativa de alargado alcance, que irá convergir e articular-se com o Programa Valorizar”.
Esta reunião teve um “Espaço Associações” com mais tempo para as diferentes intervenções, que pertenceram aos presidentes associativos Vítor Carneiro (AB Porto), Sandra Reinolds (AB Madeira), Luís Santarino (AB Coimbra), Rogério Mota (AB Lisboa), Bruno Fangueiro (AB Aveiro) e Armindo Pereira (AB Setúbal).
Entre as diferentes intervenções das Associações, registe-se as propostas apresentadas com referência ao alargamento do prazo de inscrições dos atletas de formação e de alteração das restrições aos transportes relacionados com a atividade desportiva, nomeadamente no que às limitações aos horários dos motoristas diz respeito.
A FPB e as Associações voltam a reunir no dia 30 de junho.