“Estamos numa fase de reconstrução do clube”
Jorge Toledo, presidente do Juventude Basquetebol, em discurso direto no 35.º aniversário do emblema
FPB
19 JUN 2021
O Juventude Basquetebol Clube cumpre 35 anos este sábado, e a propósito desta data especial falámos com Jorge Toledo, presidente do emblema de Vila Real de Santo António.
O líder do conjunto algarvio explica as dificuldades por que o mesmo passa: “O Juventude Basquetebol Clube, presentemente, atravessa um momento complicado. Estamos numa fase de reconstrução, de reerguer o clube, devido a um período conturbado que atravessámos, que levou a uma deserção de atletas e elementos da equipa técnica. Há três anos estávamos com uma equipa de Sub19 femininos e dez crianças no minibasquete. Aliado a isso, a falta de apoio financeiro da autarquia local (apoio a que todos os clubes, sem exceção, recorrem para subsistir, porque quer se queira ou não, é sempre a principal base de sustentação de um clube), por motivos de dificuldade financeira, que compreendemos e respeitamos, torna o nosso trabalho mais difícil. De referir que a autarquia nos apoia na cedência gratuita das instalações desportivas municipais. o que reconhecemos como uma excelente ajuda. Aceitamos o nosso estado atual e estamos a reestruturar-nos, a reformular estratégias e definir uma nova dinâmica de trabalho. No entanto, apandemia e os consequentes confinamentos vieram a alterar os resultados. Estávamos a conseguir captar jovens, especialmente no minibasquete, onde já íamos nos 30 praticantes, assim como tínhamos o embrião de uma equipa feminina de sub14 e uma equipa masculina de sub16. Os confinamentos acabaram por desmobilizar alguns praticantes e regredimos um pouco. Neste momento estamos com uma nova equipa de sub16/19 femininos a participar no Torneio Distrital do Algarve “Preparar o Futuro”, e estamos a consolidar equipas de sub14 e sub16 masculinos. Estamos muito focados no minibasquete, que nos dará já para a próxima época uma representação de sub12. Desdobrámos o local de prática, estando com um centro de treinos na nossa sede, em Vila Real de Santo António, e outro em Vila Nova de Cacela, destinado às crianças desta freguesia e das freguesias limítrofes”, detalha.
Jorge Toledo quer que o basquetebol continue a ser uma realidade na zona: “Os nossos objetivos, a curto e médio prazo, são a estabilização do clube, que também depende da captação de praticantes. O grande objetivo deste clube, quando foi fundado, era o de que houvesse basquetebol em Vila Real de Santo António, e que perdurasse. Continua a ser o objetivo primordial”, salienta.
O presidente do Juventude Basquetebol Clube destaca os já 35 anos de vida da coletividade: “Reconhecemos que não temos o peso que alguns clubes nossos congéneres têm no Algarve, e até no país, fruto dos respetivos méritos e trabalho que desenvolveram, mas sentimos que fazemos parte deste todo, que fazemos parte da família basquetebolistica algarvia. Ao fim de 35 anos, ainda cá estamos”, conclui.