Portugal termina participação no Challenger de Sub20 masculinos
Seleção Nacional despede-se com derrota diante da República Checa (79-60)
Competições | FPB | Seleções
25 JUL 2021
A Seleção Nacional de Sub20 masculinos terminou este domingo a sua participação no Challenger da categoria com uma derrota diante da República Checa (79-60).
Apesar dos esforços em obter a segunda vitória na competição, Portugal não conseguiu suster a forte entrada em campo da República Checa que logo no quarto inicial conseguiu quatro pontos de vantagem (20-16), diferença que se alavancou no decorrer do 2.º quarto. Ao intervalo a superioridade checa notava-se no marcador (40-26) que pendia de forma confortável para os anfitriões do Challenger.
No regresso dos balneários, Portugal tentou responder, mas acabou por ver novamente a República Checa ser mais eficaz e capaz na luta das tabelas. Nos últimos dez minutos, Portugal conseguiu alcançar um parcial de 16-19, conseguindo esbater diferenças no marcador. No final do encontro a Seleção Nacional não conseguiu encurtar diferenças, com o resultado final a estabelecer-se em 79-60. André Cruz (16pts, 1res, 1rb, 1dl), Diogo Soares (6pts, 6res, 2ast, 1rb, 1dl), Stanley Borden (4pts, 11res, 1ast, 2rb).
O selecionador nacional, André Martins, refletiu sobre a presença portuguesa no Challenger, confirmando que a experiência da participação lusa foi proveitosa para a evolução do basquetebol português: “O balanço que faço, apesar de termos perdido quatro jogos e vencido apenas um, mediante todas as condicionantes que tivemos ao longo da preparação, desde o confinamento, a jogadores nucleares com problemas físicos, aquilo que quero destacar é que jogamos com seleções do melhor que há na Europa. Foi uma experiência muito importante para percebermos e avaliarmos onde temos de melhorar e evoluir para conseguirmos competir e vencer mais jogos com os melhores. Só conseguimos evoluir jogando com os melhores. As diferenças para as melhores equipas da Divisão A, contra quem jogamos, são evidentes. São questões de ordem técnica, física, tática e mesmo do conhecimento do jogo. Ainda estamos a uma distância significativa, mas este ano vai-nos ajudar a perceber o que devemos melhorar para conseguirmos vencer mais jogos a este nível”, esclarece.
Para finalizar, o selecionador nacional de Sub20 masculinos não deixou de agradecer e elogiar a dedicação de todo o grupo de trabalho: “Relativamente à equipa, deixo o meu profundo agradecimento a todos os jogadores e staff pelo compromisso e empenho demonstrado ao longo deste mês de trabalho onde não houve um único dia de folga. Os jogadores foram inexcedíveis na entrega e quando é assim, é impossível pedir mais”, concluiu.