Tarde histórica para o basquetebol português na FIBA Europe Cup!
Portugal vai ter três equipas na fase de grupos da competição
FPB
1 OUT 2021
Portugal vai ter três equipas a disputar a fase de grupos de uma competição europeia! FC Porto e SL Benfica asseguraram as suas vagas na FIBA Europe Cup, juntando-se a Sporting CP, que já garantira um lugar.
Os “dragões” bateram o Ironi Ness Zioni, que em 2020-21 vencera a competição. Os israelitas entraram a todo o gás, tanto ofensiva como defensivamente, e no final dos primeiros dez minutos já venciam por 14-6. O emblema portista reduziu o número de turnovers e desatenções defensivas no segundo quarto, o que permitiu a recuperação e recolher para o intervalo com uma igualdade a 30 pontos.
No regresso dos balneários os comandados de Moncho López não abrandaram o ritmo, controlando o encontro. O Ironi Ness Ziona respondeu e chegou à igualdade em diferentes momentos do terceiro e quarto períodos, em parte graças às exibições de Frank Bartley e Ike Nwamu, mas não conseguiu passar para a frente do marcador.
Após o soar da buzina foram os “azuis-e-brancos” a festejar, não apenas a vitória por 79-70, mas também o apuramento para a fase de grupos da FIBA Europe Cup. Jonathan Arledge (18pts, 5res, 1rb, 1dl), Max Landis (18pts, 3ast, 1rb), Charlon Kloof (15pts, 1res, 5ast) e Danjel Purifoy (11pts, 3res) foram os mais esclarecidos na formação portuguesa.
O SL Benfica também saiu vitorioso (78-73) do seu embate contra o Donar Groningem. A jogar contra a equipa da casa, as “águias” desde cedo assumiram a liderança da partida e não mais a perderam.
Com a vantagem no jogo interior, os “encarnados” aproveitaram a diferença física para marcar nas zonas junto ao cesto (42 pontos marcados na área pintada contra 30 do seu adversário), e no final do primeiro período venciam por 22-17. O emblema neerlandês tentou reagir, mas ao intervalo mantinha a desvantagem de cinco pontos.
Após o descanso a toada manteve-se semelhante, com as individualidades do clube lisboeta a destacarem-se. Não obstante das iniciativas do Donar Groningen, a formação comandada por Norberto Alves conseguiu controlar a diferença e celebrou o triunfo que lhe garantiu o acesso à fase de grupos da FIBA Europe Cup.
Pelas “águias” destacaram-se Makram Bem Romdhane (19pts, 5res, 4ast, 1rb), Arnette Hallman (13pts, 1res, 1ast, 2rb), Aaron Broussard (12pts, 1res, 2ast, 1rb) e Dennis Clifford (11pts, 7res, 1ast, 2rb, 1dl)