Compromisso reforçado na promoção do Basquetebol

FPB e Associações reuniram-se esta quarta-feira

Associações | FPB
9 DEZ 2021

A Federação Portuguesa de Basquetebol reuniu esta quarta-feira, dia 8, em Fátima, com as Associações Distritais e Regionais da modalidade, naquela que foi a oitava Reunião FPB/Associações de 2021.

Com a presença de 17 representantes de outras tantas Associações, o Presidente da Federação, Manuel Fernandes, abriu a reunião realçando a necessidade de ser definido um apoio estratégico, estruturado e permanente, que encontre as suas raízes nas primeiras etapas da formação de praticantes e reforçando a vontade da FPB em levar o basquetebol a todos os recantos do país, a todo o território nacional, missão na qual o papel principal é das Associações, que têm que ser envolvidas no objetivo de alargar a prática do basquetebol. Para tal, passou depois a palavra ao Diretor Técnico Nacional do Minibasquete, Sérgio Rosmaninho, que partilhou com os representantes das Associações presentes um primeiro documento de trabalho relativo ao projeto “Começar bem – O Minibasquete como ponto de partida”. Recolhidos os primeiros contributos das Associações, ficou a indicação de que o documento continuará a ser trabalhado neste seio, por forma a alcançar a sua versão final a divulgar aos vários agentes da modalidade.

Seguiu-se o ponto relativo ao Plano Estratégico para a Arbitragem, que tem como objetivo ter árbitros em todos os jogos de basquetebol, e que contou com a presença de João Santos – antigo jogador internacional da modalidade -, que está a colaborar com a FPB na criação de uma ferramenta necessária ao levantamento e análise de dados, bem como à sua monitorização. Tratou-se de mais um ponto muito participado, com a recolha de opiniões das Associações que contribuirão para a melhoria e desenvolvimento deste projeto.

O tema seguinte foi o da Festa do Basquetebol 2022, cuja 14.ª edição (9.ª em Albufeira) está prevista para o período de 9 a 14 de abril, com os vários intervenientes a manifestarem a importância do evento, mas também a sua preocupação com a segurança do mesmo, numa altura em que as atividades continuam condicionadas pela pandemia e a salvaguarda da saúde de todos deve ser uma prioridade, o que, todos concordaram, deverá condicionar a realização de algumas das atividades que costumam ter lugar, paralelas à Festa do Basquetebol.

Destaque, também, para a preocupação relativa à incerteza no que se refere às consequências, no âmbito do desporto federado, nomeadamente jovem, das medidas já anunciadas pelo Governo para o período de 2 a 9 de janeiro de 2022.

Associações | FPB
9 DEZ 2021

Mais Notícias