Equipas da Liga seguem em frente na Taça de Portugal Alfaloc
Quartos de final da prova estão quase definidos
Competições
19 DEZ 2021
Os oitavos de final da Taça de Portugal Alfaloc referentes à época 2021/22 arrancaram este domingo de norte a sul do país.
Em Guimarães, o Vitória SC recebeu e venceu o Sangalhos DC Boomerang por 79-60. A jogar em casa, a formação vimaranense viu o conjunto visitante entrar melhor e controlar o ritmo durante os dez minutos iniciais. Contudo, o segundo quarto mostrou um Vitória diferente e os comandados de Miguel Miranda aumentaram os índices competitivos e recolheram para o intervalo a vencer por 29-26.
O descanso não trouxe grandes mudanças. Na liderança do marcador, o emblema de Guimarães conseguiu conter as investidas da equipa que atua na Proliga e celebraram o apuramento para a fase seguinte da competição. Brandon Austin (21pts, 3res, 3rb) e Hugo Sotta (13pts, 8res, 1ast, 2rb) estiveram em grande na equipa da casa, bem como Steven Julian III (21pts, 9res, 2ast, 3rb, 2dl) e Malik Marquetti (13pts, 13res, 4ast) pelo Sangalhos.
No Pavilão Multiusos de Sines, o BSA Nacex, último representante do Campeonato Nacional da 1.ª Divisão ainda em prova, recebeu o FC Porto, com o triunfo a sorrir aos “dragões”.
A formação visitante viu o seu adversário apresentar-se a um nível muito alto no primeiro quarto e teve que suar para chegar e manter a liderança do marcador. No segundo período o ritmo aumentou e os “azuis e brancos” começaram a distanciar-se.
O intervalo fez bem à formação orientada pelo técnico Pedro Oliveira, que se voltou a aproximar do conjunto portista, mas com o passar dos minutos a vantagem dos “dragões” foi crescendo e acabou por se fixar nos 34 pontos de diferença, com o marcador a assinalar 98-64 no final dos 40 minutos.
Francisco Amarante (17pts, 1res, 6ast), Rashard Odomes (13pts, 6res, 1ast, 1rb) e Serigne Barro (13pts, 5res, 1ast, 2rb) lideraram a formação de Moncho Lopéz, enquanto Ronald Rousseau (24pts, 2res, 3ast, 1rb) e Ricardo Rosa (15pts, 4res, 3ast, 3rb) o fizeram no BSA Nacex.
Num duelo entre primodivisionários, a Ovarense GAVEX ultrapassou a oposição colocada pelo CD Póvoa ao vencer por 99-71. Os minutos iniciais foram marcados pelo equilíbrio, com as duas equipas a lutarem pela liderança, mas tudo mudou no segundo quarto, altura em que a formação de Ovar conseguiu um parcial de 11-2 que acabou por ser decisivo.
A vencer por 53-38 após os primeiros vinte minutos, a Ovarense conseguiu controlar o encontro e acabou por carimbar a passagem aos “quartos” com Kameron Hankerson (21pts, 2res, 4ast, 1rb), Kameron Chatman (16pts, 4res, 2ast, 1rb) e Brandon Anderson (15pts, 3res, 2ast, 1rb) em grande plano. Já pelo conjunto poveiro, Delaney Blaylock (22pts, 3res, 1ast, 4rb) foi o grande destaque.
A UD Oliveirense foi mais forte que o Galitos Barreiro (93-67), que milita na Proliga, e também tem lugar garantido na próxima fase da Taça de Portugal Alfaloc.
A jogar em casa, a formação de Oliveira de Azeméis demorou algum tempo a conseguir distanciar-se. Os comandados de Miguel Minhava apresentavam-se concentrados, mas ao intervalo a diferença entre os dois conjuntos já se firmava em 44-28.
O Galitos regressou concentrado para o terceiro quarto e conseguiu manter o embate equilibrado, “vencendo” esse período por 20-18. No entanto, a equipa que atua na Liga Betclic Masculina mostrou a sua força nos derradeiros dez minutos e saiu por cima, com Zane Waterman (18pts, 6res, 1dl) e Shaun Willet (18pts, 9res, 5ast, 1rb) em destaque. Na equipa da margem sul do Rio Tejo importa destacar Josimar Cardoso (15pts, 7res, 3ast, 2rb) e Malcolm Richardson (15pts, 6res, 6ast, 1rb, 1dl).
No último embate do dia, o SL Benfica deslocou-se a Coimbra para defrontar a Académica EFAPEL e venceu por 102-70. Os “encarnados” estiveram sempre no comando do marcador e no final dos dois primeiros quartos já lideravam por 51-33.
A toada não mudou após o descanso e os comandados de Norberto Alves controlaram todas as iniciativas “academistas”, com a particularidade de 51 dos pontos marcados pelas “águias” virem provenientes do banco de suplentes. João “Betinho” Gomes (24pts, 2res, 2rb, 1dl) e José Silva (22pts, 1rb, 1dl) mostram pontaria afinada pelo Benfica, tal como Stefan Djukic (15pts, 6res) na Académica.