Inês Viana: “As lesões ensinam-nos a aproveitar cada treino como se fosse o último”

Base lusa aborda as dificuldades que teve de ultrapassar na recuperação

Atletas
6 JAN 2022

Foi em fevereiro de 2021, numa partida a contar para a FIBA Europe Cup Women, que Inês Viana sofreu uma lesão grave no joelho esquerdo. Após semanas de alguma incerteza, confirmou-se o pior cenário: rotura do ligamento cruzado, a segunda da sua carreira.

“No momento em que me magoei estava lá a equipa médica e antes de me tocarem eu disse logo que já sabia o que tinha acontecido, foi exatamente igual à minha primeira lesão”, recorda.

Operada a 4 de março, a internacional portuguesa enfrentou um difícil período de recuperação, atenuado, ainda que ligeiramente, pelo voto de confiança do clube que lhe renovou o contrato e lhe permitiu realizar tratamento em Portugal.

A base de 26 relembra: “Entre a lesão e a renovação estava um pouco na incerteza, surgem os pensamentos de que não há nada a fazer, mas quando me renovaram o contrato foi uma explosão de motivação”.

Já de olhos postos no futuro, Inês Viana admite que os receios não desapareceram, mas que a lesão e levou a encarar o seu dia a dia de outra forma: “Quero aproveitar o dia a dia e encarar cada jogo como uma final porque só assim tiro proveito daquilo que gosto de fazer que é jogar”, conclui.

Filipa Bernardeco, fisioterapeuta que acompanhou a atleta lusa durante todo o processo de recuperação, e César Rodrigues, que a auxiliou dentro de campo, abordam a forma como Viana encarou a recuperação do ponto de vista psicológico e o que se pode esperar no seu regresso.

Atletas
6 JAN 2022

Mais Notícias