Sporting e Benfica enfrentam-se em dérbi especial
Eternos rivais encontram-se pela terceira vez em janeiro
Atletas | Competições
23 JAN 2022
Um Sporting CP vs. SL Benfica dispensa apresentações, é sempre um jogo especial, ainda para mais quando se discute a Taça Hugo dos Santos Betclic, a que se junta o facto de não medirem forças numa final de há várias décadas para cá.
Este é o terceiro dérbi de janeiro, com os dois primeiros a sorrirem para os “leões” (Liga Betclic Masculina e FIBA Europe Cup), sendo que ambos se realizaram no Pavilhão Fidelidade. Estes dois triunfos “verde e brancos” perfazem uma série de oito vitórias consecutivas da turma leonina sobre os “encarnados”.
O Sporting, que procura a sua primeira Taça Hugo dos Santos Betclic, chegou a esta competição como líder da primeira volta do campeonato, estatuto que mantém, e ganhou 16 dos 18 jogos que disputou nas competições nacionais em 2021/22. O emblema de Alvalade marcou mais de 80 pontos nos seus últimos três jogos das competições nacionais, sendo esta a sua melhor sequência ofensiva da temporada.
O Sporting marcou 11 triplos este sábado, na meia-final diante do FC Porto, e na Liga Betclic são uma das três equipas a marcar 10 ou mais lançamentos por jogo para lá da linha de três pontos.
Micah Downs foi o melhor marcador do Sporting no duelo das “meias”, somando 19 pontos na sua conta pessoal.
O Sporting tem ainda a melhor média (12.1) de roubos de bola por jogo no campeonato.
Já o Benfica é o recordista de vitórias (6) nesta prova, mas não levanta este troféu desde 2018. As “águias” agarraram um lugar na Hugo dos Santos graças à sua segunda posição ao cabo da primeira volta, sendo que atualmente ocupa o terceiro posto.
Os comandados de Norberto Alves venceram 10 dos seus últimos 11 jogos nas competições nacionais e apontaram 86 ou mais pontos em seis dos seus últimos sete jogos (apenas contra o Sporting registaram menos do que isso).
O Benfica é a equipa que mais pontos marca por jogo (88.8) nesta edição da Liga Betclic Masculina e regista ainda 11.5 triplos por encontro, mais do que qualquer outro conjunto no campeonato, sendo também a equipa com melhor aproveitamento para lá da linha de 6.75m (40.9%).
O emblema da Luz é aquele que mais assistências (23.2) faz por partida na Liga, enquanto Frank Gaines somou 31 pontos no jogo das meias-finais, mais do que qualquer outro jogador no sábado. Gaines marcou 15 ou mais pontos em oito dos seus nove jogos disputados nas provas nacionais.
Após o encontro, Daniel Relvão, atleta “leonino”, ressalvou a importância de respeitar o adversário e que tal será fundamental para chegar ao triunfo: “Temos de respeitar o Benfica como fizemos com o Porto. Se o fizermos, já temos metade do trabalho feito”, explicou. António Paulo Ferreira, técnico adjunto da formação “verde-e-branca”, destacou o papel importante da recuperação psicológica: “Os aspetos mentais são os mais importantes. Vamos jogar uma final e todos querem dar o seu contributo para ganhar”.
“O Sporting é uma equipa muito agressiva a defender e que retira as outras equipas da sua zona de conforto”, afirmou Norberto Alves, treinador das “águias”, após a partida da meia-final. Já José Barbosa, base internacional português, assevera: “Vamos entrar para ganhar, confiantes que temos valor para vencer. Sabemos o que fazer e temos que o executar durante os 40 minutos”.