Fase regular da 1.ª Divisão Masculina a uma ronda do final

Há ainda vários lugares de qualificação em aberto

Atletas | Competições
1 FEV 2022

No Campeonato Nacional da 1.ª Divisão Masculina foram realizados 17 encontros, quando falta disputar apenas uma jornada. Só na Zona Norte estão fechados os quatro emblemas qualificados para o playoff. Na Zona Norte/Centro, o Olivais ABTF Betão ganhou, mas já tinha garantido o primeiro posto. Na Zona Centro/Sul há a registar a derrota do líder à condição, Estoril Basket Clube, às mãos do Clube Basket de Queluz, a depender só de si para atingir o topo. Na Zona Sul, o BSA Nacex conserva o estatuto de único invicto em prova, ao passo que Scalipus Tasca Xico da Cana e BAC Cabana Beach Bar não arredam pé da busca de um lugar de qualificação para o playoff.

 

Zona Norte

O Guifões SC fez perigar a liderança a solo ao sair derrotado do compromisso caseiro com o Académico Futebol Clube – 71-76 -, podendo ser alcançado pelo SC Braga, soberano nos duelos com o Basquete de Barcelos – 76-45 – e com o CB Viana Nortaluga – 89-78. Os barcelenses reagiram da melhor forma ao resultado desfavorável e suplantaram, no Funchal, o CAB Madeira Serralharia José Luís – 59-63. A Juvemaia-ACDC afirmou-se no reduto do GDB Leça Cargolândia – 79-91 -, muito por culpa da prestação de Rachine Ribeiro (22pts, 7res, 2ast, 5rb). João Fonseca (18pts, 9res, 2rb) liderou as aspirações locais. Têm carimbado o passaporte para o playoff Guifões SC, SC Braga, Basquete de Barcelos e Académico Futebol Clube.

 

Zona Norte/Centro

Já com o primeiro lugar assegurado, o Olivais FC ABTF Betão recebeu e venceu a Ovarense B – 85-43. O SC Vasco da Gama Crazy4bags, segundo classificado, também transpôs com contundência o seu adversário, o Illiabum Clube Sub23 – 88-53.

 

Zona Centro/Sul

Fim de semana de sensações opostas para o líder à condição Estoril Basket Clube, desfeiteado, fora de portas, pelo Clube Basket de Queluz – 81-80 -, com Pedro Silva (29pts, 22res, 1ast, 2rb; 52.5 de valorização) a assinar uma exibição de excelência, coroada com um duplo-duplo. A turma de Queluz vê o lugar cimeiro à sua mercê, ao ter duas partidas em atraso. Nos forasteiros, Alexey Kaputskiy (19pts, 11res, 1rb, 1dl) revelou-se o mais capaz na procura de um desfecho distinto, alcançado num segundo embate, diante do Odisseia Basket – 62-72. O Angrabasket tirou partido da perda de pontos do primeiro classificado, face ao qual dispõe de menos um encontro disputado, e obteve um triunfo por margem confortável – 79-57 -, frente ao Paço de Arcos Clube. A Física de Torres Vedras, ancorada na boa prestação de Miguel Salvador (15pts, 4res, 3ast, 3rb), capitalizou o fator casa para levar de vencida o CBC/Coração do Ribatejo – 68-65 -, onde despontou, com dígitos superlativos, Hakeem Animashaun (30pts, 14res, 2ast, 3rb, 2dl). Três dias depois, na Chamusca, repetiram-se os protagonistas, com os dois pontos a penderem, com clareza, para os anfitriões – 69-48.

 

Zona Sul

O BSA Nacex, embalado por Diante Bah (22pts, 11res, 3ast, 1rb, 2dl), escreveu mais uma página de sucesso no trajeto imaculado, ao bater categoricamente os Salesianos de Lisboa – 45-103 -, que resistiram, sobretudo, por intermédio de David Silva (14pts, 4res, 3ast, 3rb). O conjunto da capital voltaria a cair, desta feita ante a oposição do AC Moscavide – 62-67 -, por sua vez, ultrapassado pelo Scalipus Tasca Xico da Cana – 82-61 -, o terceiro na tabela, emblema igualmente vitorioso na receção ao Atlético Clube de Portugal – 62-58. O BAC Cabana Beach Bar mantém-se vivo na luta pelo apuramento, na sequência do êxito conquistado frente ao MBA Rocwork – 59-72.

 

 

 

Atletas | Competições
1 FEV 2022

Mais Notícias