Antevisão: APD Sintra e BC Gaia discutem acesso à final do campeonato
Miguel Reis, Marco Gonçalves, Jorge Almeida e Pedro Bártolo projetam o duelo
Competições
24 MAR 2022
No Campeonato Nacional da 1ª divisão de BCR, APD Sintra e BC Gaia enfrentam-se no jogo 1 da meia-final do playoff, no sábado, 26 de março, às 15h.
Arranca a fase das decisões na luta pelo título nacional de BCR, com APD Sintra e BC Gaia a reeditarem o embate dos quartos de final da Taça de Portugal, de há um mês atrás, que pendeu a favor dos nortenhos pela margem mínima – 60-61. No tocante à fase regular do campeonato, as contas são divididas. Na primeira volta, a APD Sintra impôs-se por esse mesmo marcador – 61-60 -, ao passo que, na jornada derradeira da prova, os gaienses prevaleceram por 62-50, garantindo o segundo lugar e a consequente vantagem do fator casa nas meias-finais. O primeiro jogo disputa-se, em Sintra, no Pavilhão Serra das Minas, o segundo no Municipal de Grijó, em Vila Nova de Gaia, bem como o hipotético terceiro encontro.
Jorge Almeida, técnico da APD Sintra, considera que a sua equipa protagonizou um “trajeto de crescimento e de melhoria dos processos defensivos/ofensivos”, aspetos que suportam as “expectativas claras de passagem à final”. Também o internacional Marco Gonçalves faz um sublinhado positivo ao desempenho das suas cores e salienta a “classificação um lugar acima”, face ao ano passado, na fase regular, fruto “de um jogo mais evoluído e cerebral”, plasmado por maior “união do grupo”.
Ambos reconhecem competência ao rival da meia-final, BC Gaia. “É uma equipa muito solidária, com processos bem definidos e com várias alternativas de jogo, quer exterior, quer interior”, sintetiza Jorge Almeida. Por seu turno, o extremo ressalta como pontos fortes do adversário “o misto de experiência, com jogadores internacionais há anos, e muita juventude, sustentada por muito boas bases de BCR”.
No BC Gaia, mora Miguel Reis, um dos jogadores em ascensão no panorama nacional, que também esboça um discurso de admiração em relação ao conjunto oponente. “Além de ser uma equipa fortíssima, é muito experiente e já esteve em inúmeras fases finais, o que pode jogar a seu favor, pois lidam melhor com a pressão”, adverte. Contudo, o poste internacional sub22 assevera a capacidade da sua equipa, já com um título em mãos na presente temporada, a Supertaça conquistada em Outubro. “Somos uma formação jovem, mas bastante disciplinada e batalhadora”, remata.
Para Pedro Bártolo, treinador-jogador do BC Gaia, o “equilíbrio será a nota dominante, apesar dos estilos de jogo muito contrastantes”. O internacional identifica as virtudes da equipa mais laureada do BCR nacional. “Sintra impressiona pelo rigor e entreajuda nas transições, bem como pelas movimentações cruzadas bem oleadas, o que, somado a um jogo interior poderoso, a tornam num adversário temível”, sinaliza.
A meia-final do playoff entre APD Sintra e BC Gaia conhece o seu primeiro capítulo a 26 de março. O segundo e terceiro jogo (se necessário) estão agendados para os dias 2 e 3 de abril.