Playoffs trazem mais um duelo entre Vitória e Benfica
Mariana Teixeira e Taylor Peacocke projetam embate entre minhotas e "encarnadas" a contar para a Liga Betclic Feminina
Atletas | Competições
1 ABR 2022
Os playoffs da Liga Betclic Feminina arrancam este fim de semana, com o Vitória SC e o SL Benfica a defrontarem-se numa das eliminatórias, disputadas à melhor de três jogos. Esta é a quinta ocasião em que as duas equipas se cruzam esta temporada, com as “águias” a terem, até ao momento, um registo 100% vitorioso.
Mariana Teixeira e Taylor Peacocke, jogadoras das “conquistadoras” e das “encarnadas”, respetivamente, projetaram o primeiro duelo entre o oitavo classificado e o líder invicto da fase regular do campeonato, que está agendado para este domingo (11h, transmissão na FPBtv e n’A Bola TV).
Do lado minhoto, Mariana Teixeira dá a receita para que o Vitória fique mais perto do sucesso: “O Benfica é uma equipa muito completa, desde as suas rápidas transições à luta das tabelas. A nossa batalha passará por anular os pontos fortes do Benfica, parar os contra-ataques, contestar todos os lançamentos, ser unidas, estar focadas defensivamente e diminuir as perdas de bola”, afirma.
A extremo de 21 anos quer aproveitar o fator casa: “Acredito que manter o foco no plano de jogo elaborado durante a semana nos levará a discutir o jogo, depois passará por acreditar e, claro, cometer menos erros durante todo o jogo. Vamos forçar o Benfica a cometer mais erros e a sair da sua zona de conforto, a começar já por este jogo que será em nossa casa, e em que espero poder contar com a força dos nossos adeptos”, deixa o desejo.
Mariana Teixeira sente a equipa em crescendo: “Passámos por alguns momentos menos bons, derivados de lesões, mas temos vindo a crescer e terminámos a fase regular num bom momento. Temos a equipa toda disponível e com vontade de trabalhar. Para os playoffs prefiro focar-me no jogo a jogo. Começar por ganhar este jogo será uma boa rampa de lançamento para estes playoffs”, aponta.
A jovem atleta, na sua época de estreia em Guimarães, deixa elogios: “Sem dúvida de que esta experiência no Vitória está a ser muito boa. Fui muito bem recebida por todos e isso facilitou a minha integração no grupo. O Vitória é um clube com história e estou muito feliz por poder contribuir na sua caminhada”, conclui.
No Benfica, Taylor Peacocke avisa sobre a qualidade do adversário: “O Vitória tem grandes jogadoras que podem criar oportunidades. É uma equipa lutadora e que vai jogar com a vertente física”, antevê.
Para a jogadora norte-americana, o estatuto invencível da equipa da Luz motiva ainda mais os opositores: “Encaramos cada jogo como se fosse novidade, independentemente de termos batido o Vitória no último fim de semana. Vencer um adversário várias vezes só torna o próximo jogo contra o mesmo mais difícil, porque a vontade de nos ganhar aumenta. Temos um alvo na nossa equipa, todos querem vencer o Benfica. Precisamos de melhorar alguns detalhes relativamente ao jogo da Taça Federação. Esses detalhes dizem respeito a aspetos defensivos, rotações e posses de bola ofensivas. Temos que valorizar cada posse de bola. Não haverá facilidade e temos de olhar jogo a jogo. Os pequenos detalhes, garra e união levar-nos-ão ao próximo passo”, assegura.
Peacocke assume que a conquista do campeonato seria a cereja no topo do bolo: “É claro que uma equipa invicta será, provavelmente, a favorita à conquista do título. Mas precisamos de manter o foco em cada jogo. Sonho em ser campeã”, diz.
Na sua primeira temporada no Benfica, Taylor Peacocke enaltece os vários títulos já obtidos: “Esta é a melhor experiência que eu poderia ter imaginado. Chegar a uma equipa e já ter vencido três competições é de destacar, mas ainda não terminámos. Não poderia pedir um grupo melhor de jogadoras para lutar diariamente e continuar a avançar em direção ao nosso objetivo, que é o de trazer mais um campeonato para o Benfica”, vinca.