“Leões” e “dragões” medem forças no João Rocha esta quarta-feira
Diogo Ventura e Jonathan Arledge antecipam duelo entre Sporting e FC Porto
Competições | FPB
12 ABR 2022
Esta terça-feira (19h, transmissão na FPBtv) defrontam-se Sporting CP e FC Porto no Pavilhão João Rocha, numa partida a contar para a 3.ª jornada da 2.ª fase da Liga Betclic Masculina.
Na antevisão de um clássico que reúne o 2.º e 3.º classificados do campeonato, falámos com o “leão” Diogo Ventura e com o “dragão” Jonathan Arledge. Para Diogo Ventura, a receita para ultrapassar o FC Porto é clara: “Temos de defender bem e ganhar a luta das tabelas”, afirma.
O Sporting vem de duas derrotas consecutivas, e o base internacional português aponta a melhorias: “Devemos melhorar alguns aspetos defensivos, nomeadamente a recuperação e também a nossa capacidade ressaltadora”, analisa. Ventura realça o facto dos “verde e brancos” alinharem no seu reduto: “Jogar perante os nossos adeptos no Pavilhão João Rocha é sempre uma vantagem. Estão sempre do nosso lado, independentemente do momento da equipa”, enaltece.
A turma sportinguista esteve durante muito tempo no comando da Liga, mas viu-se ultrapassado pelo SL Benfica, mas Ventura não atribui um caráter decisivo à situação: “É sempre melhor o primeiro lugar do que o segundo. No entanto, a luta pelo título vai ser tão equilibrada que acredito que o fator casa não vá ser tão decisivo quanto isso. Ainda assim, vamos lutar, como sempre, pelo melhor resultado possível na classificação”, finaliza.
Do lado do FC Porto, Jonathan Arledge alerta para os perigos leoninos: “O Sporting é uma equipa que joga com muita energia, e por isso os adversários têm de responder na mesma moeda, caso não queiram sair vergados à derrota”, avisa. O extremo-poste norte-americano apela a uma equipa intensa: “Temos de jogar com muita intensidade e como equipa durante os 40 minutos. Não há tempo para relaxar nem parar pensar, durante um segundo, que o jogo está ganho. Aos nossos olhos qualquer posse de bola é importante. Temos de lutar como um coletivo durante todo o jogo. Não podemos ser complacentes nem relaxar”, reforça.
Arledge não atribui demasiada importância ao atual terceiro lugar do FC Porto, porque a grande meta é outra: “Claro que é mais benéfico terminar a fase regular na liderança, mas o grande objetivo é conquistar o título. Podemos finalizar a fase regular em qualquer posição antes dos playoffs, porque se formos campeões ninguém se lembrará em que posição estávamos”, diz.
O atleta de 30 anos elogia o basquetebol português: “Está a ser uma ótima experiência jogar nesta Liga. Estou surpreendido com o talento que se vê em várias equipas e com o conhecimento basquetebolístico dos treinadores. Eu adoro jogos de alto nível e de grande intensidade, por isso sempre que defrontamos Benfica ou Sporting fico ainda mais motivado, gosto dessa energia”, destaca.