“Queremos dar o salto em termos organizativos na Madeira”
Sandra Reinolds Rebolo, recém-empossada para mais um mandato ao leme da Associação local, em entrevista à FPB
Associações
11 JUL 2022
Na última sexta-feira, 8 de julho, Sandra Reinolds Rebolo tomou posse para mais um mandato, o quinto, como presidente da Associação de Basquetebol da Madeira, avançando assim para o seu 17.º ano ao leme da entidade.
Em declarações à FPB, a Sandra Reinolds falou de metas a atingir: “Queremos ampliar aquilo que começámos a fazer nas escolas do 1.º ciclo, que está em franca expansão, para o 2.º e 3.º ciclos. Só com o Jr. NBA aqui poderemos transportar o basquetebol para esses alunos. Queremos organizar uma grande competição aqui, seja mundial ou europeia, com a ajuda da FPB. Recentemente houve aqui o Mundial de natação adaptada, vamos organizar com o CD “Os Especiais” e com a Associação Portuguesa de Deficientes o Campeonato do Mundo de basquetebol para atletas com Síndrome de Down. O nosso sonho é termos aqui uma grande competição de basquetebol. Ambicionamos ter um piso igual àquele que é utilizado no continente para 3×3, assim como uma tabela. Queremos dar o salto em termos organizativos na Madeira. É importante continuarmos a preparar as nossas seleções de 3×3″, afirma.
A dirigente anseia por um pavilhão próprio: “Sonhamos ter um pavilhão direcionado apenas para o basquetebol, que possamos gerir e dar a oportunidade, à Escola Francisco Franco ou ao Galomar, por exemplo, para lá jogar. Os clubes têm de se divir por vários pavilhões na formação. Com um pavilhão nosso podíamos concentrar os jogos”, diz.
Sandra Reinolds recorda a evolução associativa e deixa elogios: “Quando cheguei tínhamos nove clubes, neste momento temos 25. Passámos de 772 para 2080 praticantes, fruto de projetos e de parcerias com os clubes. Os clubes percebem a dinâmica com o 1.º ciclo, que impulsiona o minibasquete, e trabalham com a Associação e as escolas. Já são os próprios clubes que vão trabalhar com as crianças em horário escolar. Por isso é que tivemos cerca de 700 crianças, recentemente, na Praça do Povo, no Funchal. Em 2019 fomos campeões de sub16 femininos e vice-campeões em sub14, na Festa do Basquetebol Juvenil. Isso é fruto do nosso trabalho. Com um número de equipas não tão grandes como noutras Associações, temos conseguido obter resultados. Temos sete equipas a competir em campeonatos nacionais. Reconheço a ajuda da FPB e da Região Autónoma da Madeira, porque só com estas parcerias conseguimos evoluir. Deixo uma palavra especial para Manuel Fernandes e Nuno Manaia. Podemos assumir que temos obtido alguns resultados que muito nos orgulham”, finaliza.