Bulgária, Chipre e Roménia no caminho de Portugal
Segunda ronda de Pré-qualificação para o EuroBasket 2025
Competições | Seleções
14 JUL 2022
A Seleção Nacional de seniores masculinos já conhece os adversários da 2.ª ronda de Pré-Qualificação para o EuroBasket 2025. A equipa das quinas foi integrada no Grupo F juntamente com a Bulgária, Chipre e Roménia, disputando esta fase de pré-qualificação em três janelas agendadas para agosto e novembro deste ano e fevereiro de 2023.
De cada um dos três grupos sorteados esta quinta-feira em Munique, apenas uma das seleções se pode apurar para a Qualificação para o EuroBasket. As restantes terão ainda a oportunidade para garantir a presença no Campeonato da Europa caso se qualifiquem na terceira e última ronda de pré-qualificação.
Portugal começa esta segunda ronda de pré-qualificação no dia 25 de agosto, na visita à Roménia, seguindo-se a receção a Chipre no dia 28. Na segunda janela de pré-qualificação, Portugal recebe a Bulgária no dia 10 de novembro e três dias depois, no dia 13 de novembro joga também “em casa” com a Roménia. A fechar a segunda ronda de pré-qualificação, Portugal visita Chipre e no dia 26 a Bulgária.
Na reação ao sorteio desta quinta-feira o selecionador nacional, Mário Gomes, olhou para os recentes confrontos da seleção lusa com os adversários do Grupo F: “Não sou apologista de fazer previsões porque ainda falta muito tempo para a competição e não sabemos que atletas cada equipa vai ter à sua disposição. Muita coisa pode mudar, mas a minha reação baseia-se nisto. Não é algo que controlemos. Há sorteios que parecem muito bons no início, mas depois são complicados e vice-versa. O termo de comparação que temos são os últimos confrontos que tivemos com estas equipas. Baseando-me nisto, a Bulgária tem estado acima de nós, Chipre num nível inferior e a Roménia tem estado ao nosso nível. Se isto se confirmar, temos uma equipa para competir ao nosso nível, outra inferior e um terceiro adversário que vai exigir ainda mais da nossa seleção”, esclarece.
Relativamente à “receita” para garantir um lugar na qualificação para o EuroBasket 2025, Mário Gomes não esconde que o foco deve estar na Seleção e não nos adversários, apontado como principal objetivo a conquista do primeiro lugar no Grupo F: “Temos de ser consistentes e apresentarmo-nos ao nosso melhor nível para podermos vencer a Bulgária. Claro que isto se baseia nos confrontos recentes e ainda a um mês e meio da competição. O mais importante é pensarmos em nós. Vamos fazer a melhor preparação possível, com o objetivo de passarmos esta segunda ronda no primeiro lugar e não ter de competir na terceira ronda de pré-qualificação agendada para julho do próximo ano. Temos de procurar manter todos os jogadores disponíveis, saudáveis, fazermos os habituais jogos de preparação e ir à luta”, concluiu.
A equipa das quinas reúne-se no próximo dia 3 de agosto, arrancando os trabalhos de preparação no dia 4 de agosto. A preparação para esta primeira janela de pré-qualificação será dividida entre Portugal e a Turquia (Istambul), onde a Seleção Nacional vai realizar jogos de preparação antes de partir para a Roménia.