“Esta preparação tem sido fundamental para a nossa equipa”
Simone Costa em entrevista à FPB
10 AGO 2022
Após uma temporada ao serviço do Sportiva AZORISHOTELS, Simone Costa, aumenta o contingente luso na Islândia ao juntar-se ao Valur Körfubolti em 2022/2023. Atualmente em estágio com a seleção nacional de seniores femininos, a internacional lusa falou à FPB sobre a mudança para outro campeonato e como tem corrido a preparação da equipa das quinas.
“Sinto que a última temporada foi positiva, ainda que não tenhamos conseguido vencer a Liga Betclic Feminina. Acho que tive um bom ano, que me proporcionou oportunidades importantes para agora ir para o estrangeiro, que era algo que ambicionava, ter um desafio diferente”, elucida a atleta de 26 anos.
Numa época em que termina com médias de 10 pontos, 1.7 assistências, 4 ressaltos e 2 roubos de bola no campeonato pela equipa açoriana, Simone faz um balanço do seu tempo nos Açores: “Gostei de lá estar e sinto que o grupo me ajudou bastante. Tínhamos a ambição de jogar a fase de grupos da EuroCup, mas não conseguimos. Ainda assim, sinto que fizemos uma época muito positiva em que as derrotas foram raras”.
“O convite para jogar na Islândia surge no seguimento da nossa eliminatória na EuroCup frente ao Haukar. Sinto que esses jogos me abriram os horizontes e permitiu que alguns treinadores me vissem jogar”, explana a atleta portuguesa.
No país nórdico, Simone Costa vai defrontar as também internacionais, Lavínia Silva e Raquel Laneiro, que atuam no U.M.F. Njardvik. “Falei com a Lavínia para saber mais sobre as condições da liga e também sobre como era o país. Ela falou muito bem da liga o que me deu alguma confiança”, reconta.
Na fase final dos estágios de verão, a atleta, que conta com passagens por Alenquer BC, SL Benfica, Sport Algés e Dafundo, University of Georgia (EUA), Nottingham Wildcats (Inglaterra) e Sportiva AZORISHOTELS, faz um balanço da preparação. “Acho que este ano tentaram que tivesses mais treinos e jogos, o que me parece muito importante, especialmente para a nossa seleção que tem aqui uma grande oportunidade. Estamos num bom grupo, vencemos os jogos que tínhamos de ganhar, e esta preparação é fundamental”, elucida.
Portugal joga, em novembro, a terceira e quarta jornadas da qualificação para o EuroBasket 2023. “O foco é sempre fazer melhor. O objetivo desta equipa sempre foi o apuramento para o Campeonato da Europa e penso que, com todas as condições que temos e a preparação que fazemos, podemos apresentar resultados positivos”, conclui a internacional pela equipa das quinas.