Bélgica vence Letónia em vésperas de defrontar Portugal
Olhar para o primeiro dia do Europeu de sub16 femininos
Competições | Seleções
20 AGO 2022
A jornada inaugural do Europeu feminino de sub16 terminou em beleza, com Portugal a ganhar à Polónia por 56-53, embalado pelo público presente no Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos.
Antes, em Guifões, defrontaram-se Bélgica e Letónia, adversárias da nossa Seleção no grupo C, com a vitória a sorrir às belgas por 67-63, numa partida bastante emotiva, apenas resolvida nos instantes finais graças a um parcial de 4-0. À atenção da nossa Seleção, relativamente à Bélgica, opositor deste sábado, fica a sua capacidade física, o que se traduziu na conquista de 52 ressaltos. Kyra Bruyndoncx (17pts, 5res, 2ast, 2rb, 2dl) destacou-se na turma belga e Madara Smite (18pts, 8res, 2ast, 6rb) mostrou-se inspirada no conjunto letão.
Em declarações à FPB, o selecionador belga, Philip Wolk, salientou algum nervosismo das suas jogadoras e projetou o duelo frente a Portugal: “O primeiro jogo é sempre especial, porque as jogadoras estão tensas, esta é a sua primeira experiência numa competição destas. Quanto a Portugal, vamos defrontar a equipa da casa, que terá o apoio do seu público, vai ser difícil. Estou curioso para perceber como evoluíram certas jogadoras portuguesas, que vi no ano passado no Challenger”, referiu. Por seu turno, Ainars Cukste, treinador da Letónia, destacou a capacidade atlética do opositor: “A Bélgica é uma equipa de qualidade, alta, muito forte fisicamente. Nós jogámos muito bem, mas não somos tão fortes do ponto de vista físico”, disse.
Nas outras partidas desta sexta-feira, os triunfos mais folgados pertenceram à República Checa, Espanha e França, que mostraram a sua força perante a Dinamarca (81-38), Eslovénia (87-33) e Grécia (72-40), respetivamente.
Por seu turno, a Hungria superou (61-53) a Croácia, a Itália levou a melhor sobre (56-50) a Finlândia e, no jogo mais equilibrado, a Lituânia acabou por sorrir (55-54) face à Alemanha.