“Queremos criar vários polos de minibasquete”
Jorge Pacheco, coordenador do basquetebol do Olivais e Moscavide, em entrevista à FPB por ocasião dos 110 anos do clube
Formação
1 SET 2022
Esta quinta-feira, 1 de setembro, é um dia especial para o Clube Desportivo Olivais e Moscavide (CDOM), que festeja o seu 110.º aniversário. Estivemos à conversa com Jorge Pacheco, coordenador do basquetebol do emblema, que abordou a atualidade e traçou objetivos para o futuro.
Jorge Pacheco dá conta da atual prática basquetebolística no clube: “O CDOM conta com 140 atletas, desde o babybasket até aos sub18. De realçar que nos escalões de sub16 e sub14 temos duas equipas e que, no concelho de Loures, somos o único clube que tem sub14 e sub12 femininos”, deixa a nota.
O dirigente elenca as metas para a temporada que está a começar: “Os objetivos para esta época passam pela consolidação dos escalões de formação que temos e no aumento do número de atletas para os 230. No plano dos recursos humanos também passa pelo aumento de treinadores e seccionistas e apoio à sua formação. Em relação aos recursos materiais, ter um pavilhão para treinar e jogar é uma batalha na qual estamos sozinhos, sem o apoio de ninguém. O pavilhão que utilizávamos foi transformado em centro de vacinação COVID e não temos previsão de data para voltar a estar à nossa disposição”, refere.
Para Jorge Pacheco, há motivos para sorrir olhando para o último ano: “A época passada foi bastante positiva em termos de número de atletas e equipas. Passámos de cerca de 50 atletas e uma equipa de sub14, mais os minis, para 140 atletas e cinco equipas de formação, tudo isto com a covid-19, e em meados de maio deixámos de ter um local para treinar e jogar”, aponta.
Quando convidado a olhar para lá desta época, Jorge Pacheco tem definidos objetivos mais ambiciosos: “A médio-longo prazo temos, como principal objetivo, a consolidação de todos os escalões de formação em ambos os sexos e aumentar o número de treinadores credenciados. Mas o mais ambicioso passa pela criação de vários polos de minibasquete nas escolas do 1.º ciclo na zona oriental de Lisboa e Loures”, conclui.
Nota: Foto retirada do Facebook oficial do Basquetebol CDOM