Clinic IWBF de Zagreb positivo para os árbitros nacionais

Custódio Coelho, Jorge Marques e Eduardo Teixeira avaliam a formação na Croácia

Competições
2 MAR 2023

Entre os dias 23 e 26 de fevereiro, Zagreb acolheu um clinic de arbitragem organizado pela IWBF, com a estreita colaboração da FIBA. Custódio Coelho, promovido a árbitro internacional no Europeu B/C de 2022, em Sarajevo, Bósnia-Herzegovina, relata “uma experiência enriquecedora a todos os níveis, com acesso a formação de topo dada pelos melhores preletores”. O juiz setubalense faz menção a dois aspetos do jogo em particular. “Destaco a sessão de Lifting [ato do atleta se levantar integralmente do assento para tirar vantagem, o que constitui uma ilegalidade] e Strapping [grosso modo, refere-se aos cintos utilizados pelos atletas para se acondicionarem à cadeira]. Desmistificaram o tema de forma bastante prática”, referiu.

Jorge Marques, bem-sucedido nas provas teóricas e físicas, que procura igualmente a ascensão à categoria de internacional, partilha da opinião do colega, relativamente ao potencial de aprendizagem no clinic, “não só especificamente de BCR, mas arbitragem em geral”. Entre os assuntos versados, considera “bastante clarificador quanto aos critérios que a IWBF pretende que sejam aplicados nos jogos (com recurso a análise de vídeos e dos princípios dos contactos)” e sublinha a valia do cariz prático da formação. “Foi bastante importante termos tido uma sessão de duas horas em que foi experienciado/ensinado o uso da cadeira de rodas, através de vários exercícios”, vincou.

O aspeto da vivência da realidade do atleta foi também sublinhado por Eduardo Teixeira, outro juiz luso presente com aproveitamento positivo nas provas. “A maior aprendizagem neste clinic foi a compreensão dos movimentos dos jogadores na cadeira. É imperativo que um árbitro conheça a cadeira da perspetiva de jogador, de forma a entender as diferentes consequências dos diferentes contactos, para que assim consiga visualizar melhor em campo o que se está a passar”, sintetizou.

Comum ao discurso de Jorge Marques e José Cardoso, vogal do Conselho de Arbitragem da FPB e membro do Sub-Comité Técnico da IWBF (Federação Internacional de BCR) World, a proximidade da FIBA à IWBF não passa despercebida e fica patente na presença de Davorin Nakic, responsável máximo da arbitragem da FIBA Europa. “Engrandeceu ainda mais o momento formativo proporcionado aos nossos jovens árbitros”, salientou José Cardoso. O ex-árbitro internacional, convicto da “extrema importância do clinic para o crescimento da arbitragem e BCR nacionais”, entende que o trio de árbitros do país que responderam ao repto tem agora em mãos uma missão essencial. “O Custódio, o Jorge e o Eduardo serão veículos de transmissão de conhecimento, quer junto dos seus colegas, quer junto dos jogadores, treinadores e demais agentes da vertente BCR. Vamos seguramente assistir a uma transformação no curto/médio prazo, da capacidade de tomada de decisão, do “game management” e do “play calling”, que nos aproximará paulatinamente dos standards europeus e mundiais”, perspetivou.

Os formandos nacionais aludem à transferência de conhecimento para a realidade interna como o desafio maior. “No imediato não será possível introduzir tudo, aliás seria um choque grande de realidades que podia ser difícil de gerir, terá de ser um processo gradual”, afirmou Custódio Coelho. Já Jorge Marques alerta para a necessidade de um trabalho conjunto de árbitros e equipas. “Depende de dois fatores. A aplicação consistente dos critérios pelos árbitros e a aceitação por parte das equipas, largando gradualmente o passado e abraçando o caminho da modernização do nosso basquetebol”.  A visão é corroborada por Eduardo Teixeira, consciente “do rigor imposto ao nível internacional”, cuja importação dependerá do “trabalho entre árbitros, jogadores e treinadores”.

Recorde-se que Jorge Marques prosseguirá a sua candidatura a árbitro internacional com provas de campo, na fase preliminar do grupo B da Euroliga 2, em Toulouse, França, de 9 a 12 de março. Na mesma data, Custódio Coelho faz parte do lote de juízes do grupo A da Euroliga 2, em Izmir, Turquia. Sabe-se também que o jovem árbitro está nomeado para a fase final da Euroliga 2, a decorrer em Badajoz, Espanha, de 26 a 29 de abril, tal como Gustavo Costa.

Competições
2 MAR 2023

Mais Notícias