Dérbi marca arranque da 2.ª Fase da Liga Betclic Masculina

António Monteiro e José Barbosa projetam Sporting vs. Benfica de domingo (transmissão na RTP2); Lutas pelos playoffs e manutenção iniciam este fim de semana

Atletas | Competições
3 MAR 2023

Domingo (19h, transmissão na RTP2) é dia de dérbi entre Sporting CP e SL Benfica, a contar para a jornada inaugural do Grupo A da 2.ª Fase da Liga Betclic Masculina. Este jogo tem ainda o aliciante de colocar frente a frente o segundo classificado e o líder da prova.

Em jeito de antevisão deste apetecido duelo falámos com António Monteiro e José Barbosa, jogadores de “leões” e “águias”, respetivamente.

Do lado “verde e branco”, António Monteiro assume a importância deste embate: “Todos os jogos são decisivos, queremos vencê-los todos nesta 2.ª Fase, e este é ainda mais importante porque nos pode dar a liderança”, afirma.

O extremo-poste antecipa um dérbi “taco-a-taco”: “O Benfica tem bons jogadores em todas as posições. Já perdemos contra eles e também já lhes ganhámos, por isso será um jogo muito equilibrado, onde vamos tentar travar a dinâmica coletiva do adversário”, dá a receita.

O Sporting é a equipa do campeonato com melhor sequência de vitórias (seis consecutivas), e o atleta de 33 anos explica o porquê: “Atravessamos um bom momento porque trabalhamos arduamente para chegar a esta fase do campeonato comprometidos em vencer”, vinca.

Para António Monteiro, esta 2.ª Fase não vai dar lugar ao erro: “Nesta 2.ª Fase vai ser importante estarmos focados, porque qualquer erro pode prejudicar-nos nos playoffs”, avisa.

O internacional angolano não esconde a satisfação depois de ter participado no apuramento do seu país para o Campeonato do Mundo deste ano: “É verdade que estou super motivado para este jogo, ainda para mais depois do apuramento para o Mundial. Dá-me uma confiança extra para encarar o resto da época que falta e chegar em forma também ao Mundial”, finaliza.

Quanto ao Benfica, José Barbosa aborda a forma como a equipa chegou ao comando da 1.ª Fase na reta final: “Não estando dependentes exclusivamente dos nossos resultados para atingir essa liderança na 1.ª Fase, era algo em que não nos focávamos muito, pois ainda teríamos uma 2.ª Fase para alcançar esse objetivo. Acabou por acontecer e, naturalmente, é sempre bom terminar na liderança, mas ainda há muito campeonato pela frente e é nisso que nos queremos concentrar. O processo de aprendizagem e crescimento da equipa irá continuar, de forma a atingir a nossa melhor forma nos momentos finais e decisivos da época”, refere.

O base salienta o bom momento leonino e faz uma equivalência com o próprio Benfica: “Está numa boa forma, melhorou bastante, como seria expectável. Depois da eliminação nas competições europeias existe mais tempo para treinar e evoluir e foi isso que aconteceu, tanto com o Sporting como connosco. O facto de não haver compromissos europeus permite-nos não só recuperar melhor, como também trabalhar diariamente pequenas coisas que, mais tarde, farão a diferença. Neste sentido, ambas as equipas estão em pé de igualdade. O Benfica entra em todas as competições para vencer e o campeonato não foge à regra”, diz.

O jogador de 32 anos explica o que é preciso para levar a melhor numa partida desta exigência: “Neste tipo de jogos, a equipa que for mais intensa, quer a nível físico, quer mentalmente, terá mais probabilidade de sair vitoriosa. Os detalhes e os ajustes ao longo do encontro também serão determinantes e estaremos focados nisso”, assegura.

Para Barbosa, esta Liga tem sido pautada por uma maior imprevisibilidade: “Este campeonato tem sido marcado por mais equilíbrio, com mais surpresas e com alterações na liderança, o que só favorece o espetáculo e a competição. Estou certo de que a 2.ª Fase continuará pelo mesmo caminho. Apenas temos que nos focar no nosso desempenho e assegurar a liderança e o fator casa para os playoffs”, aponta.

Tal como António Monteiro, também José Barbosa surge neste dérbi vindo de uma grande jornada pela sua Seleção na Bulgária, depois do passaporte de Portugal para os Qualifiers do EuroBasket 2025: “Posso confidenciar que as minhas memórias daquele pavilhão e da seleção búlgara não eram as melhores. Se antes de começar sabíamos que seria difícil, ao longo do jogo fomos percebendo que estavam reunidos todos os fatores para correr mal. Um pavilhão completamente lotado, um Vezenkov inspirado, uma equipa de arbitragem sujeita a muita pressão, entre outros. Tive oportunidade de fazer a antevisão para o site da FPB, onde enalteci o grande grupo que temos construído ao longo do tempo e, de facto, só uma equipa com grande caráter seria capaz de aguentar, reagir e festejar naquelas condições. A nível pessoal, fiz o que me competia, desempenhei o meu papel da melhor forma que consegui, ajudei a Seleção Nacional a atingir os seus objetivos e, respondendo à pergunta, isso dá-me confiança para o futuro”, termina.


Este fim de semana cumpre-se a jornada de abertura da 2.ª Fase da Liga Betclic Masculina. É este o calendário dos embates, todos com transmissão em direto na FPBtv, cujo acesso é gratuito:

Atletas | Competições
3 MAR 2023

Mais Notícias