Jorge Marques e Custódio Coelho apitam Euroliga 2 de BCR

França e Turquia são os destinos dos juízes nacionais de 9 a 12 de março

Competições
9 MAR 2023

A arbitragem portuguesa volta a estar representada nas provas europeias de clubes de BCR, com Jorge Marques e Custódio Coelho. Toulouse acolhe o grupo B da Euroliga 2, onde Jorge Marques tem como ambição “passar no exame” e ascender à categoria de “árbitro internacional – zonal”. O juiz de Lisboa expressa as suas ambições para esta experiência no topo da modalidade à escala europeia.

“A minha outra expectativa é de poder aprender e melhorar a minha arbitragem com os árbitros internacionais presentes no torneio, tanto em termos de análise de contactos específicos BCR, bem como técnicas de comunicação entre colegas e intervenientes do jogo, pois penso que são a chave para o sucesso de arbitragem num jogo. Saber perfeitamente o que se pretende arbitrar no jogo e estar em sintonia com os colegas para uma aplicação consistente do critério a aplicar”, resumiu.

No grupo B da Euroliga 2, além da equipa anfitriã Toulouse IC, constam os austríacos RBB FlinkStones Graz, os israelitas Beit Halochem Tel Aviv e, ambos gauleses, “Hurricane 92” – CVH Gennevilliers e Hyeres Handibasket.

Por sua vez, Custódio Coelho, já com o estatuto de árbitro internacional, parte rumo a Izmir, sede do grupo A da Euroliga 2. “Quero continuar a evoluir enquanto árbitro, ter a oportunidade de aprender com colegas mais experientes e arbitrar outro tipo de competição, para aplicar os conceitos adquiridos no último clinic. Quero representar o nosso país, para mostrar que a arbitragem está a evoluir e que também podemos ser um dos motores de crescimento para a nossa competição interna e a divulgação da modalidade a nível internacional”, comentou o setubalense.

Aos locais Izmir Buyuksehir, juntam-se os também turcos 1907 Fenerbahçe, os franceses Meylan Grenoble Handibasket e os polacos ORTO-MEDICO Scyzory Kielce. Na eletrizante atmosfera proporcionada pelos adeptos turcos, Custódio Coelho manifesta um outro desejo. “A julgar pela comitiva e adeptos que levaram para o Europeu B/C na Bósnia-Herzegovina, espero que o ambiente seja desse nível e com muito público nas bancadas. Um objetivo podia ser fazer o jogo entre as equipas turcas”, confessa.

Custódio Coelho e Gustavo Costa estão igualmente nomeados para a fase final da Euroliga 2, a decorrer em Badajoz, Espanha, de 27 a 30 de abril.

Competições
9 MAR 2023

Mais Notícias