CPN e Vagos num duelo decisivo pela manutenção na Liga Betclic Feminina

Ana Lages e Joana Canastra projetam jogo que define uma temporada; Última jornada da Fase Regular realiza-se este domingo

Atletas | Competições
24 MAR 2023

Este domingo fica marcado pela realização da última jornada da Fase Regular da Liga Betclic Feminina, saltando à vista o duelo entre CP Natação Imopartner e AD Vagos (15h, transmissão em direto na FPBtv, cujo acesso é gratuito).

Quem sair vencedor deste jogo garante a manutenção na competição, enquanto o derrotado vai descer à 1.ª Divisão. Portanto, estamos na presença de uma partida completamente decisiva, sendo que o CPN surge com um ponto de avanço, mas para já com desvantagem no confronto direto.

Na antevisão do encontro falámos com Ana Lages e Joana Canastra, atletas das turmas de Ermesinde e Vagos, respetivamente.

Do lado do CPN, Ana Lages dá a receita para não repetit a derrota da 1.ª volta: “Os maiores perigos do Vagos passam por um conjunto de jogadoras portugueses muito experientes e que conhecem bem a nossa Liga, aliado a estrangeiras com uma excelente qualidade individual. Temos de ser mais consistentes ao longo de todo o jogo. Acredito que essa consistência é um dos principais fatores que nos pode levar à vitória no domingo”, refere.

A extremo não esconde que se torna importante o CPN disputar esta “final” em Ermesinde: “Jogar em casa é sempre uma mais-valia e somos umas sortudas por fazê-lo num jogo tão decisivo como este. O apoio incondicional que recebemos da bancada motiva-nos muito, contudo num jogo desta importância tudo pode acontecer”, afirma.

Para Ana Lages, a intensidade vai imperar: “É um jogo que vai ser decidido nos pormenores e nos detalhes. Por isso, é fundamental estarmos focadas no nosso plano de jogo e mantermos-nos fiéis a este. Vai ser um jogo super intenso e é preciso lutar por todas as bolas como se fossem a última. É um jogo de tremenda importância para a equipa e, por isso, de tremenda importância para mim”, vinca.

Convidada a analisar a campanha do CPN no campeonato, a jogadora de 22 anos responde da seguinte forma: “Neste ano de regresso à Liga esperava-se uma época muito dura. Somos uma equipa jovem e com pouca experiência e sabíamos que tínhamos de trabalhar muito para chegar a algum lado. Faltou alguma consistência devido a essa mesma juventude, mas conseguimos competir e causar dificuldades a todas as equipas, o que mostra que fizemos um excelente trabalho. Tenho muito orgulho no nosso percurso ao longo da época e, neste último jogo, vamos fazer de tudo para assegurar a manutenção”, assegura.

Quanto ao Vagos, Joana Canastra alerta para uma qualidade do CPN: “Os principais perigos do adversário são a eficácia das jogadoras estrangeiras. A equipa que for mais consistente durante o jogo, provavelmente, estará mais perto da vitória”, projeta.

Na ótica da extremo, o fator casa não o mais importante para este encontro: “O CPN, a jogar em casa, pode sentir-se mais forte, mas eu não acho que isso seja determinante num jogo destes”, avalia.

Desde 2014 no clube, Joana Canastra aborda a importância deste embate e fala sobre a sua experiência: “Em nove anos no Vagos já tive jogos muito importantes, inclusive finais, e não me esqueço de nenhum. Portanto este será mais um, não creio que seja o mais ou menos importante, mas sim mais um que fará parte do meu trajeto. Acredito que a minha experiência pode ser importante. Sou uma das mais velhas e o meu papel é ajudar a equipa em tudo aquilo que posso”, diz.

A jogadora de 29 anos deixa elogios ao grupo de trabalho: “Desde início que sabíamos que ia ser uma época difícil, mas é nas adversidades que se constroem as equipas, e eu estou muito orgulhosa do nosso crescimento como equipa”, termina.


A FPBtv, cujo acesso é gratuito, transmite na totalidade a derradeira ronda da Liga Betclic Feminina, com todos os jogos a estarem agendados para as 15 horas. De referir que o SL Benfica vs. Sportiva AZORISHOTELS também vai ser emitido n’A Bola TV.

Com esta jornada vai ficar fechado o emparelhamento dos playoffs, que incluirá o SL Benfica, Sportiva AZORISHOTELS, GDESSA Barreiro, Esgueira Aveiro TRIVGLASS, Quinta dos Lombos, CAB Madeira, CDEFF Hosp. Part. Madeira e Imortal TCars. Quanto à já citada luta pela manutenção, CP Natação Imopartner ou AD Vagos acompanharão o Olivais ABTF Betão na descida de divisão.

 

 

Atletas | Competições
24 MAR 2023

Mais Notícias