“Mais do que uma inauguração, foi uma reunião familiar”

Mery Andrade, em entrevista à FPB, após a homenagem que lhe foi dirigida em Cascais, na abertura de dois campos 3x3 BasketArt

Atletas | FPB
6 ABR 2023

A FPBtv, cujo acesso é gratuito, aproveitou a bela ocasião proporcionada pela inauguração de dois campos 3×3 BasketArt em Cascais, em homenagem a Mery Andrade, e entrevistou aquela que é uma das maiores figuras da história do basquetebol nacional.

A antiga internacional portuguesa, que durante vários anos jogou na WNBA e que, atualmente, é treinadora-adjunta dos Birmingham Squadron, equipa da NBA G League, recordou alguns dos momentos da sua carreira, abordou o atual momento de Neemias Queta, mostrou-se otimista quanto ao futuro e revelou o seu apreço pelo carinho que lhe foi demonstrado na terça-feira, descrevendo como “família” todos os(as) presentes.


Mery Andrade, enquanto jogadora, foi internacional portuguesa em 129 ocasiões, entre 1991 e 2010 (sexta atleta mais internacional do basquetebol português) e formada na universidade de Old Dominion, onde foi induzida no Hall of Fame em 2010, sendo que começou a jogar basquetebol na Escola Secundária da Amadora. A par de Ticha Penicheiro, é uma das duas portuguesas que jogaram na WNBA. Em mais de cinco anos na principal liga norte-americana, Mery defendeu as cores das Cleveland Rockers e das Charlotte Sting.

Depois, entre 1999 e 2015, jogou como profissional na Europa, nos campeonatos de Itália e de Portugal, onde brilhou pela formação da Quinta dos Lombos em 2013-14, contribuindo para as conquistas da Taça Vítor Hugo, Taça Federação e Liga Feminina, ao mesmo tempo que treinava a equipa feminina de sub14.

Em 2015 abraçou em definitivo a função de treinadora na universidade de San Diego, onde esteve durante quatro anos, e atualmente está a cumprir a quarta temporada como treinadora-adjunta dos Birmingham Squadron (G League), equipa afiliada aos New Orleans Pelicans (NBA). A ligação com a NBA permitiu-lhe integrar projetos como o Jr. NBA e a BAL (Basketball Africa League). Pelo meio fundou o projecto ABC Evolution, de que é CEO.

Os campos já se encontram registados no “Courts of the World”, plataforma da FIBA onde qualquer pessoa pode avaliar os campos, anexar fotos e vídeos.

Atletas | FPB
6 ABR 2023

Mais Notícias