João Castro: “Temos capacidade para subir”

O extremo gaiense de 19 anos abordou a primeira experiência com a seleção absoluta de BCR

Competições
10 ABR 2023

João Castro, atleta do Basket Clube de Gaia, cumpriu o primeiro estágio ao serviço da seleção nacional de seniores BCR. Aos 19 anos, o medalhista de bronze nos Jogos Paralímpicos Europeus da Juventude em 2022 e atual campeão nacional, teve oportunidade de se mostrar à nova equipa técnica nacional, algo que reputa como positivo. “Foi interessante e uma experiência muito boa. Um momento de aprendizagem, com uma intensidade diferente do que estamos habituados”, referiu.

Reunida entre 1 e 6 de abril, no centro de estágios do Luso, na Mealhada, a equipa das quinas, profundamente renovada, testou-se pela primeira vez sob o comando da dupla espanhola composta por Óscar Trigo, selecionador principal, e Javier López, selecionador adjunto, assistidos por Ricardo Vieira e Daniel Pereira. O jovem internacional sub23 destaca os maiores ensinamentos. “Deu para trabalhar aspetos que normalmente se desvalorizam e o Óscar e o Javier valorizam, que são essenciais. No bloqueio, o contacto na defesa, a importância do jogador “pequeno” trabalhar para o “grande” [alusão à funcionalidade], dos postes pararem a cadeira”, elencou o atleta de classe 2.0, que trouxe desta concentração “mais motivação para treinar”.

Numa análise global, João Castro identificou como lacunas no seu jogo “a defesa e a capacidade física”, aspetos em constante solicitação na dinâmica imposta no apronto de estreia.  No que respeita às ambições lusas no próximo campeonato da Europa C, previsto para este verão, o benjamim da equipa afirma de modo perentório: “O grupo é muito bom. Temos capacidade para subir”.

 

 

 

 

Competições
10 ABR 2023

Mais Notícias