Assembleia Geral da FPB em Albufeira

Aprovada por unanimidade e aclamação, sob um forte aplauso, a Proposta de atribuição de título de Sócio Honorário a Hermínio Barreto

 festa-basquetebol-2023-assembleia-2  festa-basquetebol-2023-assembleia-4
FPB
15 ABR 2023

Reuniu-se esta sexta-feira à noite, em Albufeira, a Assembleia Geral (AG) da Federação Portuguesa de Basquetebol. Ernesto Ferreira da Silva, Presidente da mesa da AG, deu início à sessão magna que decorreu de acordo com a seguinte ordem de trabalhos: 1- Aprovação da Ata da Assembleia Geral anterior; 2- Discussão e votação do Relatório e Contas relativo ao exercício de 2022; 3- Proposta de afetação de Resultados Transitados; 4- Proposta de atribuição de título de Sócio Honorário. Terminada a Ordem de Trabalhos, foram disponibilizados trinta minutos para discussão de outros pontos não especificados.

Depois de aprovada por maioria a ata da AG anterior, o Presidente da Mesa da Assembleia Geral deu a palavra ao Presidente da FPB, Manuel Fernandes, que abriu o segundo ponto da ordem de trabalho. O líder federativo começou por evidenciar o impacto incontornável que a invasão da Ucrânia pela Rússia teve em todo o planeta, nomeadamente no aumento recorde da inflação. Destacou ainda o brutal aumento de custos que se verificou na logística operacional da FPB, realçando que o ano transato também ficou marcado por ser tratar  do“ano da retoma” e como tal a dotação de recursos e materiais foi mais elevada, assumindo a obtenção do resultado negativo na ordem do €653.000. Apesar de todas as contrariedades referidas, Manuel Fernandes considerou que a FPB respondeu à altura, “avançando com os investimentos e projetos planeados”, refletidos no Relatório e Contas relativo ao exercício de 2022.

Manuel Fernandes evidenciou o aumento significativo do número de praticantes durante o último ano, frisando que no último ano foi dado o maior “salto de crescimento” de sempre da história do basquetebol português. No espaço de um ano a FPB viu inscreverem-se mais 5000 atletas, sendo que está prevista a ultrapassagem da barreira dos 30.000 federados até ao final da época. Relembrou a capacidade das seleções jovens femininas que este ano vão participar (todas elas) na Divisão A dos Campeonatos Europeus, assim como a recente qualificação da Seleção Nacional sénior feminina que ficou a um triunfo da qualificação inédita para o EuroBasket deste ano. Os resultados nos seniores masculinos também se destacam pela positividade e pela recente qualificação para o inédito torneio Pré-Olímpico. Manuel Fernandes não esqueceu o sucesso também alcançado na vertente do 3×3, bem como o trabalho de qualidade apresentado pelos clubes, realçando as boas campanhas europeias da presente época. O Presidente da FPB finalizou a sua intervenção, determinado a “continuar a projetar o futuro do basquetebol português”.

Em seguida o Diretor Técnico Nacional, Nuno Manaia, teve a palavra e focou atenções no aumento do número de praticantes nas duas épocas que se seguiram à pandemia Covid-19. Foi batido o recorde de atletas inscritos, com um total de 28.942. O DTN realçou ainda com entusiasmo o elevado número de atletas federados no escalão de Sub14, não esquecendo o aumento dos outros agentes desportivos envolvidos (treinadores, juízes e enquadramento humano).

À semelhança do Presidente da FPB, Nuno Manaia realçou os bons resultados obtidos pelas Seleções Nacionais seniores durante o último ano, nomeadamente a passagem à fase de qualificação do EuroBasket 2025, e a participação inédita na Pré-Qualificação do Torneio Olímpico. No feminino, Portugal esteve a uma vitória do EuroBasket 2023 e apesar de não ter logrado o feito inédito, subiu dez lugares no ranking FIBA (do 32.º posto para 22.ª posição). Relativamente às Seleções Nacionais jovens, realçou as três presenças na Divisão A dos Campeonatos Europeus. Por último, o DTN revelou ainda o calendário previsto para o Circuito Nacional de 3×3 do Verão que se avizinha.

Terminada a intervenção do Diretor Técnico Nacional, o Presidente das Mesa da AG, deu a palavra ao Secretário-Geral da FPB, João Carvalho, que finalizou com a exposição detalhada do Relatório e Contas relativo ao exercício de 2022. De seguida foi dada a palavra ao Presidente da AB Santarém, Luís Sousa, ao representante da ANJB, Rodrigo Varandas e ainda ao delegado em representação dos Juízes, Rui Valente, que prontamente tiveram resposta do Secretário-Geral da FPB.

O espaço para o diálogo foi alargado e além dos delegados supramencionados, também intervieram o Presidente da AB Aveiro, Bruno Fangueiro, o Presidente da AB Lisboa, Rogério Mota, o Presidente da AB Leiria, Pedro Brilhante, Vítor Ferreira (Presidente do Conselho de Arbitragem da FPB), Luís Santarino, Presidente da AB Coimbra, Eduardo Cruz que preside a AB Algarve e ainda João Saraiva, delegado em representação dos Juízes. Finalizadas as intervenções dos delegados, o Relatório e Contas foi aprovado com três abstenções. A Proposta de afetação de Resultados Transitados foi, também, aprovada por unanimidade.

Seguiu-se a aprovação por unanimidade e aclamação da Proposta de atribuição de título de Sócio Honorário a Hermínio Barreto, momento que ficou marcado pela forte ovação de toda a audiência presente na sala de reuniões do rés do chão da Câmara Municipal de Albufeira. Finalizada a Ordem de Trabalhos, seguiu-se o período disponibilizados para discussão de outros pontos não especificados.

O Presidente da AB Porto, Vítor Carneiro foi o primeiro a intervir, seguindo o Delegado Rui Mourinho, José Borges, Delegado em representação dos Clubes da ABIT, Rui Valente, João Machado, Paulo Simão, em representação da ANTB, Rodrigo Varandas, Carlos Marreiros e ainda Pedro Capela em representação do delegado Bruno Amaro. No final de todas as intervenções o Presidente da Mesa da AG deu por encerrada a reunião magna da FPB.

FPB
15 ABR 2023

Mais Notícias